Festival internacional ‘Passa a Palavra!’ regressa a Oeiras

Entre os dias 18 e 24 de Outubro, Oeiras vai encher-se de histórias, música, conversas e imagens. Pela quarta vez consecutiva, o festival internacional ‘Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar’ vai decorrer no concelho de Oeiras, sendo esta a sua maior edição de sempre.

Este evento afirmou-se como uma referência no âmbito da narração oral em Portugal e volta a convocar à celebração das histórias quem as escuta, conta, entende, inventa. O programa do festival traz propostas para todas as idades e actividades especialmente dedicadas a escolas e a seniores.

Na edição deste ano do festival ‘Passa a Palavra!’ estarão presentes mais de 50 convidados, entre contadores nacionais e estrangeiros em língua portuguesa, inglesa, francesa e espanhola, músicos, escritores, ilustradores, cientistas, pensadores e investigadores.

No total, o programa deste ano do evento está distribuído por 40 sessões e serões de contos e também conversas, concertos, oficinas, espectáculos, animação de rua, o Mercadinho dos Ofícios do Livro e uma exposição de trabalhos realizados por João Vaz de Carvalho.

Destaques para a participação do pioneiro da narração oral europeia Abbi Patrix, assim como da Andante Associação Artística, do escritor Valter Hugo Mãe, do músico Gonçalo Filipe de Sousa e dos contadores Rodorín, Ângelo Torres, Martha Escudero, Sophie Heydel e Thomas Bakk.

A realçar também a conversa ‘Celebrando António Torrado’, pretexto para uma evocação do autor assegurada por Rui Marques Veloso e Inês Fonseca Santos. Igualmente a merecer referência, o jantar-recital de homenagem a José Fanha, com leituras por Cristina Paiva, Paulo Condessa e pelo autor.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA ESCOLAS

A exemplo do que tem acontecido desde a primeira edição, o festival oferece uma programação especial para escolas e para o público sénior. Pela primeira vez, nas actividades destinadas às escolas, este ano decorrerão narrações em línguas estrangeiras (espanhol, inglês e francês) para alunos do Ensino Secundário.

Os fins de tarde serão preenchidos com os Ofícios da Palavra, ciclo de conversas dirigidas a profissionais, estudiosos e interessados pela linguagem, narração, literatura e ciência, na Galeria Municipal Verney. À noite, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, o público em geral pode contar com serões de contos e espectáculos de música e poesia.

Ao fim-de-semana (sábados e domingos), a programação preenche todo o dia, com epicentro no Mercado Municipal de Oeiras, mas decorrendo também nas ruas, no comércio local, na Capela de Santo Amaro de Oeiras, na Galeria Municipal Verney e no Auditório Municipal Eunice Muñoz.

O programa completo do festival pode ser consultado em https://www.oeiras.pt/en/-/passa-a-palavra-2021

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.