Semana Mundial do Espaço celebrada em Sintra

‘As Mulheres no Espaço’ é o tema da Semana Mundial do Espaço, que está a decorrer até ao próximo dia 10 de Outubro, uma celebração internacional da contribuição da Ciência e Tecnologia Espacial para o melhoramento da condição humana, declarada oficialmente pelas Nações Unidas a 6 de Dezembro de 1999.

Em Portugal, o evento é organizado pelo Ciapa Aerospace Education, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra, Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins e Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha, no âmbito do projecto Cocriar o Futuro – Educação Social e Tecnológica 4.0, do Portugal Inovação Social.

Amanhã, quinta-feira (7 Outubro), a Semana Mundial do Espaço é celebrada na Escola Visconde de Juromenha, na Tapada das Mercês, com a realização de várias iniciativas como lançamento de microfoguetões, voo de drones, observação do sol através de um telescópio com filtro solar e apresentação de uma exposição interactiva sobre Marte.

Fazem ainda parte do programa do evento, que decorre entre as 10h00 e as 12h00, a construção de microfoguetes, projecção de imagens do Espaço e vídeos sobre a forma como se vive em ausência de gravidade na Estação Espacial Internacional, a programação de maquetas de robôs semelhantes aos enviados para Marte e pilotagem de voo em simulador.

As datas que delimitam a Semana Mundial do Espaço (4 a 10 de Outubro) comemoram acontecimentos marcantes da Era Espacial. A 4 de Outubro de 1957 foi lançado o Sputnik I, o primeiro satélite artificial construído pelo Homem, sendo que o Tratado de Exploração Pacífica do Espaço Exterior foi assinado pelos estados membros da ONU a 10 de Outubro de 1967.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.