A Câmara Municipal de Cascais (CMC) apresentou, dia 3 de Março, durante um evento realizado na zona envolvente do Mercado de Carcavelos, um Plano de Renaturalização Urbana destinado a impulsionar a biodiversidade e a combater as alterações climáticas, que prevê a plantação de mais de 160 mil árvores e arbustos durante os próximos cinco anos.
Desta forma, o município cascalense procura promover um futuro mais sustentável, baseado numa estratégia de longo prazo, que visa expandir a estrutura ecológica do concelho para além das zonas de protecção especial, com a criação de corredores ecológicos que ligam vários espaços verdes.
Com a plantação de mais de 163.400 árvores e arbustos pretende-se reforçar a cobertura vegetal em áreas urbanas e rurais. No perímetro urbano serão plantadas 2.800 árvores de arruamento e espaços verdes, para promover a biodiversidade e tornar a cidade mais resiliente às alterações climáticas.

Por sua vez, o território localizado dentro do Parque Natural Sintra-Cascais vai receber 160.600 exemplares arbóreos, dos quais cerca de 110 mil estarão afectos ao projecto LIFE ResLand, igualmente promovido pela Câmara Municipal e com cofinanciamento assegurado pela Comissão Europeia.
Com o projecto de devolver uma cobertura verde significativa ao concelho, a autarquia cascalense pretende, além de melhorar a qualidade do ar, mitigar os efeitos das alterações climáticas, ao reduzir as temperaturas médias no Verão, aumentar a retenção de humidade no solo e capturar o dióxido de carbono.
A estratégia adoptada pelo município tem o propósito de reforçar o compromisso da cidade com um desenvolvimento sustentável, bem como a preservação do seu património natural, garantindo, desta forma, a herança pelas gerações futuras de um ambiente mais rico em biodiversidade e mais saudável.

APOSTA NOS ESPAÇOS VERDES
“Cascais está cada mais verde e preparado para os desafios climáticos. Esta é uma estratégia que já vem do passado e que nos faz olhar para o futuro. O Plano de Renaturalização Urbana de Cascais vai muito além de melhorar a qualidade do ar. Conseguimos regular a temperatura, reduzindo o efeito de ilha de calor, bem como o isolamento de ruído em zonas de maior afluência, com espaços verdes que incentivam ainda à prática de lazer e actividade física. Estamos a apostar no bem-estar dos nossos munícipes. Essa vai ser sempre a nossa principal preocupação.” sublinhou Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da CMC.
O autarca destacou o crescimento dos espaços verdes no concelho: “Em 2011, tínhamos em Cascais cerca de 3m² por habitante de espaços verdes. Hoje, temos cerca de 7m² por habitante. Tivemos um crescimento em termos de parques verdes urbanos de grande dimensão, de média dimensão e de pequena dimensão. De 2011 até à data, tivemos um aumento de cerca de 35% de espaços verdes a mais. Com o plano que foi apresentado, temos o objectivo de, até ao final do próximo ano, atingirmos 12m² por habitante, ou seja, ficar acima daquilo que são as orientações da própria Comissão Europeia para estes casos”.
Para além do impacto térmico, as árvores contribuirão para a diminuição do ruído, melhorando o conforto acústico em áreas residenciais de elevada circulação. Outro benefício será o reforço da privacidade das habitações, com a vegetação a actuar como barreira natural, proporcionando aos residentes uma maior sensação de segurança e bem-estar. Entre as intervenções programadas destacam-se a remoção de calçada impermeável para a criação de canteiros ajardinados, a plantação de arbustos e árvores, a integração de vegetação em separadores de trânsito e a implementação de estruturas portáteis para sombreamento natural.























