Taguspark estabelece acordo com governo do Paraná

O Taguspark oficializou o seu primeiro acordo de internacionalização, estabelecido com um estado e uma empresa brasileiros, que potencia a exportação da marca-modelo ‘Cidade do Conhecimento’ para o Brasil. Nesse sentido, o Governo do Estado do Paraná e a CELEPAR – Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná assinaram um memorando de entendimento com o maior Parque de Ciência e Tecnologia da Península Ibérica.

Este acordo de colaboração vem formalizar e fomentar a relação entre as duas partes, dando continuidade a vários encontros realizados nos últimos meses, nomeadamente através de trocas de missões técnicas. O intercâmbio de experiências promoveu a imersão no ecossistema do Taguspark, assim como o reconhecimento do potencial de regiões no Paraná com vista ao desenvolvimento de uma ‘Cidade do Conhecimento’ fora de Portugal.

O memorando de entendimento com o Governo do Paraná e com a CELEPAR implementa uma nova dinâmica na estratégia de internacionalização do Taguspark, criando as bases para o lançamento de uma futura ‘Cidade do Conhecimento’ além-fronteiras. Para agilizar a concretização deste projecto, será constituído um grupo de trabalho entre as partes para facilitar a transferência de conhecimento, promover visitas técnicas e planear projectos comuns.

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM REDE

“A nossa missão enquanto principal núcleo de Ciência e Tecnologia da Península Ibérica é disseminar o conhecimento nas suas mais diversas formas e fomentar o progresso e desenvolvimento humano sustentável através da Tecnologia e da Inovação. Isto em todas as latitudes, o que nos permite aumentar a diversidade e multiplicar o valor acrescentado pelo trabalho de cooperação internacional em rede”, assinalou Eduardo Baptista Correia, CEO do Taguspark.

Por sua vez, Carlos Massa Ratinho Júnior, Governador do Estado brasileiro do Paraná desde Janeiro de 2019, sublinhou que “é da maior importância conhecer o projecto” e defendeu que os líderes devem inspirar-se no “magnífico ambiente e infraestruturas do Taguspark”. “Queremos trabalhar cada vez mais próximos do Taguspark e tornar realidade para o Estado do Paraná uma Cidade do Conhecimento”, precisou ainda o governador do estado do Sul do Brasil, onde estão localizadas as famosas cataratas do Iguaçu.

O Taguspark adoptou em 2019 a marca-modelo ‘Cidade do Conhecimento’ como forma de distinguir o ecossistema singular ali criado e poder desenvolver no futuro uma rede internacional de ‘Cidades do Conhecimento’. O modelo em causa é original na forma de interpretação de um Parque de Ciência e Tecnologia, com o propósito de criar e desenvolver melhor ambiente, bem-estar e qualidade de vida a par com políticas de desenvolvimento empresarial e de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.