Publicada a última obra do mestre José Ruy

No seu último lançamento de 2023, a editora Ala dos Livros presenteou os aficcionados de Banda Desenhada com uma obra de valor inestimável, ‘A Passagem Impossível’, o último e eterno legado de José Ruy, um ícone indiscutível da BD nacional, cuja obra transcendeu gerações de leitores e autores em Portugal.

“A Passagem Impossível” é mais do que um simples livro. É um testemunho do incansável esforço de José Ruy nos seus últimos dias. Com mais de 90 anos de idade, o autor embarcou numa jornada épica para relatar a audaciosa viagem do navegador português David Melgueiro pelo estreito de Anian (actualmente conhecido como Estreito de Bering), desafiando as expectativas de navegar através do Cabo da Boa Esperança e enfrentando inúmeros desafios a bordo do ‘Padre Eterno’ no século XVII.

O livro não se limita a explorar um tema pouco conhecido; José Ruy teceu uma narrativa magistral, repleta de personagens complexas e reviravoltas emocionantes, revelando um lado mais ficcional e profundo em comparação com as suas obras mais didácticas. Com mais de 100 páginas, ‘A Passagem Impossível’ representa a busca incessante do autor pela perfeição, deixando as suas marcas inconfundíveis desde o início até o fim da narrativa.

A obra surge em modo de storyboard (em esboço). Esta abordagem, longe de ser uma incompletude, enriquece a experiência de leitura, permitindo aos admiradores mergulhar no processo criativo do mestre: a forma como pensava e planificava a obra, o modo como desenhava os detalhados esboços – no storyboard – e como depois aplicava a cor, através da tinta da china, em cima dos mesmos. Com efeito, apenas as primeiras e últimas pranchas da obra surgem finalizados e passados a tinta da china, faltando-lhes apenas cor.

Ao publicar a obra nestes moldes, a editora Ala dos Livros demonstra um profundo respeito pelo legado de José Ruy. A edição, com capa dura, textura aveludada e detalhes em verniz, é um testemunho desse compromisso com a excelência editorial.. Além disso, é também de realçar a inclusão de um prefácio de Guilherme d’ Oliveira Martins e um posfácio redigido por Maria Fernanda Pinto e Teresa Pinto – respectivamente a esposa e a filha de José Ruy. Estas duas composições literárias proporcionam uma compreensão mais profunda sobre o processo de preparação da obra realizado pelo autor.

A enriquecer a obra encontram-se ainda nove páginas de esboços das personagens e uma página tripla desdobrável, que desvenda a forma como o autor planificou esta narrativa. Também as guardas do livro são verdadeiras obras de arte, apresentando, no primeiro caso, um esboço detalhado do interior da nau ‘Padre Eterno’, enquanto as segundas guardas exibem um conjunto meticuloso de notas e esboços cartográficos que retratam os destinos e etapas desta épica jornada. Além disso, numa edição exclusiva, o livro é acompanhado por uma reprodução impressa de um dos esboços originais do autor para esta magnífica obra.

‘A Passagem Impossível’ não é apenas uma despedida emocionante de um mestre da BD; é uma obra-prima que transcende o tempo, convidando os leitores a embarcar numa jornada única pela mente e coração de José Ruy.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.