São Domingos de Rana requalifica parques infantis

A Junta de Freguesia de São Domingos de Rana (JFSDR), no concelho de Cascais, inaugurou, no passado dia 23 de Setembro, três parques infantis recentemente requalificados. A saber: o parque infantil da Terplana, o parque infantil ‘O Mandarim’, no Alto do Mação, em Matarraque, e o parque infantil e ginásio ao ar livre Joaquim Lopes da Silva, em Trajouce.

O investimento realizado pela autarquia na recuperação/renovação destes três espaços ultrapassa os 100 mil euros, sendo que esta é a segunda fase de um programa de reabilitação que a Junta de Freguesia iniciou no ano passado, com uma primeira intervenção operada em outros quatro parques infantis, dos 15 que estão sob gestão da Junta de Freguesia.

A cerimónia de inauguração dos três novos parques requalificados contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Cascais (CMC), Carlos Carreiras, e da vereadora com o pelouro do Ambiente Joana Pinto Balsemão, que destacou a importância social destes espaços para comunidade, salientando que “ultrapassam a perspectiva lúdica”, proporcionando também o convívio entre gerações diferentes.

“ESTE INVESTIMENTO ORGULHA-NOS MUITO”

“Hoje é um dia de muita alegria, um dia fantástico, em que devolvemos três espaços infantis aos nossos mais jovens da Freguesia. As nossas crianças vão agora poder desfrutar de melhores condições para poderem brincar ao livre”, referiu Fernando Ferreira Marques, Presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, durante a cerimónia de inauguração realizada em Trajouce.

O autarca dedicou “uma nota especial” ao parque infantil Joaquim Lopes da Silva, em Trajouce. “Este parque foi alvo de uma tremenda requalificação, contemplando a criação de um novo e maior ginásio ao ar livre e a implementação de um novo conjunto de luminárias solares, estando agora ao dispor dos Vizinhos a qualquer hora”. “Um espaço multigeracional, onde pais e filhos, avós e netos, tios e sobrinhos poderão conviver em simultâneo”, realçou.

“Trajouce é uma localidade pela qual nós temos um enorme carinho e dedicação, porque estava desaparecida do mapa há muitos anos”, sublinhou o presidente da JFSDR, confessando que “o investimento realizado nos três espaços agora devolvidos à população são motivo de orgulho. “Orgulha-nos muito, sobretudo pelo curto espaço de tempo em que conseguimos devolver estes parques requalificados à Freguesia”, comentou.

“UM PROCESSO QUE AINDA NÃO ACABOU”

Fernando Ferreira Marques fez questão de garantir que o processo para requalificar os parques infantis da freguesia não vai ficar por aqui: “Queremos ainda, até ao final do ano, requalificar o parque infantil do Largo dos Girassóis, em Rana, com o apoio da Câmara Municipal. E, portanto, chegaremos a Dezembro com um investimento superior a 160 mil euros em parques infantis. Este é o caminho de melhorarmos a qualidade de vida na nossa Freguesia.”

“Este processo, que ainda não acabou, começou no ano passado. Quando nós chegámos aqui, no final de 2021, tínhamos 15 parques infantis sob responsabilidade da Junta de Freguesia. Praticamente todos, com excepção de dois, estavam em processo avançadíssimo de degradação. No ano passado, recuperámos quatro. Este ano, já recuperámos outros três e vamos continuar a requalificar os parques infantis da nossa Freguesia”, assegurou o autarca.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.