O Convento dos Capuchos como nunca o viu

Vai ser possível viajar no tempo no Convento dos Capuchos, em Sintra, através de uma experiência inovadora. No próximo dia 23 de Setembro, vai decorrer neste monumento o evento ‘O Convento dos Capuchos Vivo’, realizado em ambiente crepuscular e nocturno, durante o qual os frades que habitaram o local ao longo de quase 300 anos parecem regressar à vida.

Na companhia de um guia, os visitantes são convidados a percorrer os espaços do convento e a descobrir as suas vivências, caracterizadas pela introspecção e pela comunhão com a Natureza, a par de uma espécie de plano paralelo em que os frades, alheios à presença dos visitantes, oram e trabalham, oferecendo um vislumbre para o passado por intermédio de figuração.

Esta visita especial proporciona aos interessados em vivenciar esta experiência única a possibilidade de assistirem a cenas do quotidiano recriadas como se fossem memórias que ficaram presas no interior do espaço do Convento. No fim do percurso, os visitantes têm à sua espera um chá reconfortante, que servirá de mote para um breve momento de convívio.

As visitas, limitadas a 15 participantes por sessão, têm a duração de 1h30m, estando disponíveis em seis horários, no período entre as 18h00 e as 21h00. Os bilhetes são vendidos exclusivamente online no site da Parques de Sintra (www.parquesdesintra.pt) ao preço de 30 euros para adultos (18-64 anos) e séniores (+ 65 anos). Os jovens entre os 6 e os 17 anos pagam 10 euros.

A nova experiência ‘O Convento dos Capuchos Vivo’ integra a programação especial que a Parques de Sintra está a promover no monumento até dia 1 de Outubro, para comemorar a recente conquista do Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémio Europa Nostra 2022, que distinguiu o projeto de restauro do Convento dos Capuchos, na categoria Conservação e Reutilização Adaptativa.

Para além desta actividade, decorrerão também no icónico monumento de Sintra visitas guiadas realizadas por técnicos das especialidades de engenharia e de conservação e restauro, que explicarão como se desenvolveu o projecto de restauro do convento subordinadas ao tema ‘Do Musgo e da Cortiça – O Restauro do Convento dos Capuchos’, nos dias 23 e 30 de Setembro.

Dia 24 de Setembro realiza-se uma visita, ‘A Floresta dos Frades, que percorre a preciosa mata relíquia que envolve esta casa conventual e que explica como os frades a ela recorriam para encontrar alimentos e remédios naturais. Finalmente, dia 1 de Outubro decorrem workshops de concepção de abrigos/hotéis para insectos e de criação de comedouros para aves, ‘Oficinas para famílias no Convento dos Capuchos’.

Os interessados em obter mais informações sobre estas visitas e/ou adquirir bilhetes podem fazê-lo em: www.parquesdesintra.pt.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.