Equipa olímpica portuguesa de vela inicia campanha rumo a Paris2024

Tomás Barreto, João Prieto e Santiago Sampaio, três velejadores do Clube Naval de Cascais, que integram a equipa olímpica portuguesa de vela, vão participar no Troféu Princesa Sofia, que decorre em Palma de Maiorca, no arquipélago das Baleares, entre os dias 4 e 9 de Abril.

Este campeonato, disputado por classes olímpicas no arquipélago espanhol das Ilhas Baleares, marca o início das competições de vela tendo como objectivo o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 (Paris2014).

O evento conta com 800 tripulações inscritas, compostas por mais de 1000 velejadores, provenientes de 62 países, distribuídas pelas 10 classes olímpicas em competição: as femininas ILCA6, 49FX, IQFoil Women e Fórmula Kite Women; as masculinas ILCA7, 49er, IQFoil Men e Fórmula Kite Men; e as mistas 470 e Nacra17.

Apesar de não ser ainda uma prova que garanta vagas nos Jogos Olímpicos, é a primeira prova pontuável para o circuito mundial organizado pela World Sailing (Federação Internacional de Vela), em que grande parte dos velejadores presentes vão ao longo dos próximos três anos competir pera se qualificarem para Paris2024.

Portugal vai marcar presença em Palma de Maiorca com 12 velejadores, distribuídos da seguinte forma: na Classe 470, com as equipas Diogo Costa/Carolina João e Beatriz Gago/Rodolfo Pires; em ILCA7, com Eduardo Marques, Santiago Sampaio e Lourenço Mateus; nos 49er com Tomás Barreto/João Prieto; na Fórmula Kite Men com Pedro Marcos, Pedro Afonso e Tomás Pires de Lima.

Na classe 49er, em que Portugal tem tradição e obteve um diploma olímpico em Tóquio, a tripulação do Clube Naval de Cascais formada por Tomás Barreto/João Prieto, que começou a navegar no último ciclo Olímpico, está apostada em obter uma boa classificação no Troféu Princesa Sofia.

“Temos feito uma preparação intensa em Palma nestes dias que antecedem o campeonato, com algumas das melhores tripulações internacionais. Isto permite-nos evoluir e comparar andamentos. As indicações que retiramos são boas e provam que estamos no bom caminho. Estamos rápidos e com boa manobra, o que nos dá confiança para estarmos competitivos”, comenta Oleme Tomás Barreto.

Outro dos velejadores do Clube Naval de Cascais presente nas Baleares, a disputar a classificação na classe ILCA7, é Santiago Sampaio. “Estamos aqui em Palma desde o início de Março a treinar e a melhorar juntos. Foi bom, mais uma vez, trabalhar em conjunto com os restantes portugueses e penso que fizemos um bom trabalho de preparação. Sinto que estamos os três preparados para fazermos boas regatas e estou a trabalhar no sentido de ser sólido e estar a lutar pelos resultados de topo”, assinalou.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.