Câmara de Sintra aprova adjudicação de novo Hospital

A Câmara Municipal de Sintra (CMS) já aprovou a adjudicação à empresa Tecnorém, Engenharia e Construções, AS, da construção do novo Hospital de Proximidade de Sintra, que ficará localizado no bairro da Cavaleira, na freguesia de Algueirão-Mem Martins.

A construção da nova unidade de saúde, para a qual foi orçamentado um valor de 44 milhões, 932 mil e 668 euros, um investimento totalmente assumido pela autarquia, deverá ter início durante o próximo mês de Agosto e destina-se a servir um universo de 400 mil utentes.

Além do investimento da CMS, o Governo assume 21 milhões e 660 mil euros para aquisição e instalação do equipamento do novo hospital, dotado de serviço de ambulatório, consultas externas e exames, unidade de saúde mental, medicina física de reabilitação, central de colheitas e meios complementares de diagnóstico e terapêutica.

O novo Hospital disporá ainda de uma unidade de cirurgia de ambulatório com bloco de cirurgia e recobro, serviço de urgência básica para servir cerca 60 mil urgências, cerca de metade das realizadas no Hospital Amadora/Sintra, Unidade de Convalescença com 60 camas, Farmácia, Unidade de Esterilização e ainda um espaço para ensino e formação.

“Não era possível continuar a depender apenas do lotado Hospital Dr. Fernando Fonseca”, comentou o Presidente da CMS, Basílio Horta, assinalando que “a Autarquia teve que garantir meios financeiros para assumir essa responsabilidade, depois de décadas sem resposta dos sucessivos governos”. 

“É a primeira vez no País que uma câmara municipal entrega ao Estado, ao Ministério da Saúde, um hospital construído chave na mão”, acrescentou o autarca, que espera que a nova unidade de saúde possa permitir resolver “os problemas crónicos das urgências do Hospital Fernando Fonseca”.

Além de ter assegurado a verba para a construção da nova unidade hospitalar, a autarquia sintrense cedeu também os terrenos que ocupa à Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, com uma área de 60 mil metros quadrados, por um período de 50 anos, renováveis.

O acordo de colaboração foi assinado com os ministérios da Saúde e das Finanças em Junho de 2017, no âmbito do qual está previsto um local para futura construção de um heliporto. A nova unidade ficará, também, preparada para poder ser ampliada, com a construção de mais dois pisos, para poder aumentar a sua capacidade de resposta no futuro.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.