Nova Atena dá aulas com ‘ferramenta’ inovadora

A Nova Atena, Universidade Senior de Linda-a-Velha, associação para a inclusão e bem-estar da pessoa senior pela Cultura e Arte, tem 12 anos de existência e conta com 1.125 associados, dos quais cerca de 650 activos, com uma média de idades de 66 anos. Todos os professores e coordenadores de actividades colaboram com a instituição em regime de voluntariado, sem receberem qualquer remuneração.

Para além das aulas e actividades artísticas, como o coro, grupos instrumentais e de música popular portuguesa, grupo de teatro, jograis e dança, a Nova Atena leva a cabo visitas de estudo de carácter geral/cultural. A instituição participa também activamente em acções de solidariedade, em colaboração com a União de Freguesias, em programas de animação em lares de idosos e em festas de carácter sociocultural. A Nova Atena organiza e participa ainda em festivais anuais de música, dança, teatro e encontros de poesia. 

Em declarações ao jornal ‘O Correio da Linha’, Luís Filipe Santos, presidente da associação, assinala que quando, em Março, foi declarado o estado de pandemia, em consequência do que a Nova Atena foi obrigada a encerrar as suas instalações, os responsáveis da Universidade Senior ficaram preocupados com o isolamento forçado a que os seus associados foram sujeitos. 

Jornal ‘O Correio da Linha’ (CL) – Que medidas tomaram para minimizar esse problema?

Luís Filipe Santos (LFS)– Começámos imediatamente a planear a forma de mitigar esse isolamento, de continuar a operacionalizar o nosso lema, ‘saber e bem-estar’, junto dos nossos associados. Para tal, implementámos aulas à distância, utilizando uma das plataformas existentes. Mas… Como fazer para motivar alunos e professores? Como ultrapassar dificuldades naturais no domínio informático? Então, convidámos os colegas de Informática para dar formação a todos e, através do nosso canal de comunicação habitual, o email, divulgámos os nossos intentos, a nossa vontade firme de ultrapassar todas as dificuldades e continuar a funcionar com aulas, ainda que à distância.

CL – Tiveram muita adesão?

LFS – Durante duas semanas, os nossos colegas deram formação a todos os que a solicitaram, ensinaram a trabalhar com a plataforma, quer em grupo, quer individualmente. A adesão foi fantástica! Foram dias de uma azáfama enorme! Assim, no dia 14 de Abril, data do início do terceiro período, tínhamos os horários feitos, as aulas prontas a começar, toda a gente motivadíssima para a nova ferramenta de ensino!

CL – Como é que está a funcionar?

LFS– Temos 52 aulas por semana a funcionar, cerca de 40 professores, alunos que participam activamente nas aulas, em grande número, 30, 40, 50 e mais alunos! Todos gostam deste ensino à distância, todos apreciam esta experiência, as pessoas vêem-se, conversam, quebram o isolamento, vivem momentos de amizade, partilham até sorrisos, e assistem às aulas ministradas por professores competentes, que também se sentem motivados e confortados com o agrado com que o seu trabalho é recebido pelos alunos. Para além das aulas, estamos a realizar exposições virtuais, para mantermos os associados em contacto connosco. Penso tratar-se de uma boa iniciativa, pois tal como as aulas on-line, também as exposições virtuais têm muito bom acolhimento da parte dos associados. 

CL – Esta experiência pode considerar-se um sucesso?

LFS– Sem dúvida que podemos dizer que as aulas à distância na Nova Atena são um sucesso e, sobretudo nestas condições de isolamento, um instrumento muito importante para mitigar o isolamento, para a Nova Atena estar junto dos associados, nas suas casas, fazendo-lhes companhia, ocupando o seu tempo de forma agradável e produtiva. Sabemos que alguns associados não puderam acompanhar as aulas, ou por não conseguirem encontrar os recursos necessários ou por terem receios na utilização dos meios informáticos. Lamentamos a situação e ficamos à espera que possam ultrapassar esses constrangimentos.

CL – Como é que vão organizar o funcionamento no futuro?

LFS– Estamos já a preparar o próximo ano lectivo e vamos incluir nele aulas presenciais e aulas à distância, que é a única forma de podermos funcionar cumprindo as regras de distanciamento determinadas pela Direcção-Geral de Saúde e também de implementarmos as aulas de Educação Física, Futebol, Dança, Artes Plásticas e Música. Deste modo rentabilizaremos os espaços tornando possível o nosso funcionamento na totalidade das disciplinas. E continuaremos a proporcionar a todos os associados momentos de convívio e aprendizagem. É esse o nosso objectivo!

Autor: Alexandre Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.