‘Vizinhos à Janela’ fazem toda a diferença

Os moradores da Urbanização Jardim dos Arcos, em Oeiras, organizaram-se em torno de uma iniciativa que designaram por ‘Vizinhos à Janela’, para angariar alimentos que entregaram à União de Freguesias de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias, com o propósito de serem distribuídos por famílias que enfrentam dificuldades económicas em consequência da pandemia COVID-19. Simultaneamente, têm também promovido animação e manifestações de apoio às equipas de saúde que lutam contra o novo coronavírus.

No passado dia 8 de Maio, uma das entregas de bens alimentares contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e da presidente da União de Freguesias, Madalena Castro, além de vereadores do município. Esta entrega, que foi realizada em ambiente de festa com os moradores às janelas e varandas, teve direito a música e até se cantou o Hino Nacional.

O presidente da Câmara, dirigindo-se aos moradores, disse que a atitude que se tem verificado nesta urbanização representa a esperança e o optimismo de todos e, sobretudo, o apoio àqueles que no terreno têm contribuído para que estejamos melhor, referindo que Oeiras, em relação aos concelhos com mais de 100 mil habitantes, é o que tem menos pessoas infectadas. O autarca, que agradeceu o que está a ser feito, considera que isto fica a dever-se ao comportamento cívico dos oeirenses, que têm respeitado as regras definidas para esta situação, e deixou a convicção de que daqui por uns tempos “estaremos todos a abraçar-nos”.  

Foto: Paulo Rodrigues

Em declarações ao ‘Correio da Linha’, Isaltino Morais disse que este modo de estar dos moradores é de certa forma o revivalismo do que eram as relações de vizinhança há muitos anos, relações essas que se perderam, pois o que é habitual hoje em dia é que as pessoas, apesar de morarem no mesmo prédio, não se conhecerem, realçando que a situação dramática da pandemia acabou por unir as pessoas. Assim, assinalou, que estas manifestações são a forma de demonstrar a nossa esperança no futuro, uma oportunidade de aproveitar esta circunstância no sentido positivo. O autarca considera também que, no futuro, as relações entre as pessoas serão diferentes, e mostrou-se emocionado e orgulhoso com estes cidadãos.

Sobre as formas que pode adquirir o desconfinamento, Isaltino Morais refere que, face a Oeiras ser dos municípios com menos pessoas infectadas, o que se deve a muitas circunstâncias, como a informação, “pois quanto mais informação as pessoas têm, mais cuidados adoptam”, está convencido que devido ao respeito pelas regras impostas não se verificou, por exemplo, “nenhum caso de infecção em lares de idosos”, e está convicto de que os oeirenses vão continuar, na sua esmagadora maioria, a seguir as regras. 

O autarca referiu ainda que a Câmara, na continuação das medidas de apoio aos munícipes, vai proceder à distribuição de máscaras pelas esquadras da polícia, pelas instituições de solidariedade social e pelas pessoas que precisam, ou seja, para quem não tem disponibilidade económica para as adquirir. Isaltino Morais terminou a referir que “é um grande orgulho presidir a um município com cidadãos como estes”.

Foto: Paulo Rodrigues

Por sua vez, a presidente da União de Freguesias, Madalena Castro, explicou que os moradores desta urbanização se organizaram por forma a animarem os seus habitantes, mas também tiveram a ideia solidária de recolherem em cada prédio os alimentos que cada família pode dar, para contribuir para o Banco Alimentar da União de Freguesias. Esta organização passa por disponibilizarem sacos em cada andar, onde os moradores podem colocar as suas dádivas de alimentos não perecíveis, sendo que à terça-feira a União de Freguesias recolhe esses alimentos.

Segundo Madalena Castro, trata-se de uma iniciativa inédita nesta União de Freguesias, de grande coragem e solidariedade com quem mais precisa. “É de enaltecer e causou grande emoção junto dos responsáveis da freguesia”, assinalou a presidente da junta, agradecendo “do fundo do coração”, em nome daqueles que mais precisam. A autarca referiu ainda que o número de pessoas que precisam de ajuda teve um crescimento (não ultrapassando os 15% desde o início do confinamento), mas garantiu que a Freguesia e a Câmara estão preparados para ajudar mais pessoas se isso se vier a ser preciso.

Íñigo Hurtado, morador e um dos responsáveis pela iniciativa ‘Vizinhos à Janela’, que já vai na terceira recolha de alimentos, informou que já foram angariados cerca de três mil artigos, como arroz, massas, leite e outros. A par da organização de festas para animar os moradores, é feita esta recolha de alimentos, sendo que a iniciativa está a estender-se para fora da Urbanização Jardim dos Arcos, abrangendo cerca de 40 edifícios residenciais. Diz Íñigo Hurtado que isto começou com “uma maluqueira que se tornou gira”. As iniciativas dos ‘Vizinhos à Janela’ podem ser acompanhadas em www. facebook.com/vizinhosajanela

Autor: Alexandre Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.