Associação de Cabriz festeja aniversário com marchas populares

Fundada em 28 de Junho de 1985, a Associação Cultural, Social e Recreativa de Cabriz (ACSRC) festejou recentemente o seu 34.º aniversário. A festa organizada para assinalar a data contou com a participação de grupos de marchas populares numa demonstração da vitalidade desta instituição, que tem vindo a desempenhar um importante trabalho junto da comunidade com a realização de inúmeras iniciativas.

Organização de âmbito comunitário, a ACSRC tem a sua sede (Rua da Pedreira, 18) instalada na localidade de Cabriz, no território da freguesia de Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim, no concelho de Sintra, onde desenvolve várias actividades de âmbito desportivo, cultural, social e lúdico/recreativo junto da população, com vista a estimular hábitos de convívio e entreajuda.

Entre as práticas desportivas promovidas habitualmente pela associação, destacam-se a prática do futebol, ténis e voleibol e a realização e participação em provas regulares de BTT. A execução de obras e trabalhos de manutenção no Parque Desportivo de Cabriz e a renovação dos equipamentos do parque infantil da localidade são outras das acções realizadas com o propósito de promover as boas práticas desportivas.

No âmbito das iniciativas culturais, sociais e lúdico/recreativo, a ACSRC tem vindo a promover vários espectáculos, nomeadamente os musicais ‘Amália Para Sempre’ (2007/2008) e ‘Canção de Lisboa’ (2009), e conta com um grupo de teatro e com um grupo coral formado por 40 elementos. Feiras do Livro e de Artesanato e competições com jogos tradicionais figuram também no programa de eventos desenvolvidos pela associação.

Nas suas instalações em Cabriz, a instituição conta com uma sala de convívio preparada para receber os seniores da localidade e organiza inúmeras festas, como o Cortejo dos Reis para cantar as ‘Janeiras’, os festejos dos Santos Populares com as tradicionais marchas e petiscos, as comemorações do aniversário da instituição, o São Martinho com ofertas de castanhas e água-pé, e as celebrações do Natal e do Dia Mundial da Criança, entre outras.

Merecem também destaque a organização de um Festival da Canção Juvenil, a realização de vários bailes temáticos (Carnaval, Pinha, Primavera, Chita e Passagem de Ano) e a promoção de almoços especiais para estimular o convívio entre a população. Igualmente populares são os pedipapers e os torneios de sueca, dominó, damas, setas e snooker organizados na sede da associação, sempre muito apreciados pelos sócios da instituição.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.