Amadora promove acções de formação para cuidadores informais

A Câmara Municipal da Amadora (CMA) vai promover a realização de acções de formação para Cuidadores Informais, pessoas que prestam cuidados e assistência, sem beneficiarem de qualquer tipo de remuneração, a pessoas dependentes de auxílio no desempenho das actividades da vida diária.

As acções de formação, promovidas pela CMA no âmbito do projecto de apoio ao cuidador, decorrerão durante os meses de Maio, Junho e Julho nas freguesias de Águas Livres e Mina de Água num horário entre as 14h30 e as 16h00.

Os principais objectivos desta iniciativa são dotar os cuidados informais de competências e conhecimentos na área dos cuidados às pessoas dependentes, aumentando o bem-estar dos cuidadores e das pessoas que se encontram em situação de dependência.

A prestação de cuidados e assistência a pessoas dependentes e parcialmente dependentes, na maioria dos casos familiares, amigos e vizinhos, é uma actividade assumida por mais de 800 mil portugueses, muitos dos quais são obrigados a abdicar muitas vezes de uma vida profissional para o fazer.

Entre outras tarefas, os cuidadores informais encarregam-se de assegurar a alimentação e administração de medicamentos às pessoas ao seu cuidado, às quais prestam também cuidados de higiene e acompanhamento em deslocações, por exemplo, a centros de saúde.

Os cuidadores informais interessados em obter mais informações e garantir a inscrição nas acções de formação promovidas pela CMA podem contactar a Divisão de Intervenção Social da autarquia, através do email: accao.social@cm-amadora.pt, ou pelos telefones 214 369 053 e 808 207 632.

O calendário é o seguinte: Ser cuidador e cuidar-se (2 e 8 Maio), Comunicação e assertividade (16 e 22 Maio), Relações interpessoais (30 Maio e 5 Junho), Abordagem à pessoa com demência (13 e 19 Junho), Transferências/Posicionamentos e prevenção de quedas (27 Junho e 3 Julho), Alimentação, Hidratação e Cuidados à pele (11 e 17 Julho) e Testamento vital e cuidados paliativos (25 e 31 Julho.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.