Tiago Stock Faria ‘rei dos tubos’ no Capítulo Perfeito

O jovem surfista português Tiago Stock Faria, de 18 anos, foi o grande vencedor da 10.ª edição do Capítulo Perfeito, uma competição especial de Surf dedicada aos tubos, realizada no passado domingo (dia 18), na praia de Carcavelos, que registou uma verdadeira enchente de público, entusiasmado com a prestação dos 16 concorrentes que disputaram este importante título.

A prova patrocinada pela marca Billabong e promovida por Rui Costa, em colaboração com a Câmara Municipal de Cascais, teve no surfista de Carcavelos, atleta do Centro Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos (CRCQL), um vencedor inesperado, que surpreendeu os seus opositores com uma prestação que não deu hipóteses à concorrência.

A competir em casa, Tiago Stock Faria totalizou na final da prova 9,75 pontos, obtidos nas duas melhores ondas que surfou, superando o experiente norte-americano Rob Machado, que ficou na segunda posição, com 5,25 pontos, e o porto-riquenho Dylan Graves, que terminou em terceiro lugar, com 2,60 pontos. O quarto posto foi assegurado por outro norte-americano, Balaram Stack, com 1,25 pontos.

Recorde-se que o surfista carcavelense do CRCQL assegurou a última vaga para integrar o grupo de 16 participantes na competição, por ‘wild-card’, ao vencer uma prova de triagem promovida pela União de Freguesias de Carcavelos e Parede, realizada a 10 de Janeiro, destinada a apurar um surfista local para fechar a lista de candidatos ao título de ‘rei dos tubos’.

Estreante no Capítulo Perfeito, Tiago Stock Faria fez uso do excelente conhecimento que tem da praia de Carcavelos, onde aprendeu a surfar ainda muito jovem, para escolher as melhores ondas, beneficiando ainda do apoio das mais de 20 mil pessoas que acompanharam a prova no areal de Carcavelos, que não regatearam aplausos ao vencedor celebrando de forma efusiva a sua vitória.

Esta conquista valeu ao surfista da casa um cheque no valor de 20 mil euros. “É uma vitória muito inesperada. Foi um dia incrível, com bom tempo, boas ondas e a praia cheia de gente para nos ver. Estou muito contente por ter começado bem a final e ter conseguido manter a vantagem até ao fim. Vencer em casa, rodeado da minha família e amigos, é um sonho tornado realidade. Sinto que atingi o auge”, afirmou.

OUTROS PROTAGONISTAS

Outro surfista português, Salvador Vala, de apenas 16 anos, venceu na categoria New Generation Special Heat, tendo conseguido chegar às meias-finais da prova principal. Entre os mais jovens, superiorizou-se a Salvador Catarino (2.º), Jaime Veselko (3.º), Martim Fortes (4.º) e Simão Prazeres (5.º). Igualmente a competir em casa, este jovem carcavelense protagonizou também o Maior Wipeout.    

Em grande destaque na prova, esteve igualmente o brasileiro Bruno Santos, que surfou o melhor tubo, obtendo uma classificação de 9,90 pontos. O ex-campeão do evento, que conquistou o título na edição de 2015, conseguiu obter ainda a melhor pontuação combinada (16,90 pontos) de toda a competição, com uma excelente prestação logo no primeiro heat do dia.

Outro brasileiro, Lucas Chianca, um dos favoritos à vitória, eliminado nas meias-finais, conquistou o prémio Ricardo dos Santos Atitude, pela consistência nos tubos surfados em Carcavelos. Finalmente, uma nota honrosa para a bicampeã nacional Francisca Veselko, que apesar de não ter passado da ronda de repescagem, marcou um momento histórico, ao tornar-se na primeira mulher a competir no Capítulo Perfeito.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.