A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana (AHBVCSDR) comemorou, no passado domingo (2 Julho), o 112.º aniversário da corporação com uma cerimónia alusiva à data em que marcaram presença várias individualidades, nomeadamente representantes dos executivos da Câmara Municipal de Cascais (CMC), da União das Freguesias de Carcavelos e Parede e da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana.
O dia começou com a habitual romagem aos cemitérios da região para prestar homenagem a antigos bombeiros já falecidos, a que se seguiu o início das cerimónias, às 10h45, com a formatura geral do Corpo de Bombeiros e sua apresentação às entidades convidadas junto ao quartel da corporação, onde decorreu também o baptismo de duas novas ambulâncias, uma de socorro e outra para transporte de doentes não urgentes, que vêm reforçar os meios ao dispor dos ‘soldados da paz’.
A cerimónia prosseguiu com o juramento de novos bombeiros que passaram a integrar os efectivos da corporação. Foram ainda entregues várias condecorações e assinado um contrato de empreitada de requalificação do quartel dos BVCSDR, antes das intervenções do comandante Paulo Santos e de alguns dos convidados, entre os quais Frederico Pinho de Almeida, vereador da CMC com as áreas da Educação e Desenvolvimento Social. A comemoração terminou com um almoço convívio.
“Tive oportunidade de felicitar os actuais membros dos órgãos sociais da AHBVCSDR e o Corpo de Bombeiros, bem como de agradecer e reconhecer o extraordinário esforço, dedicação, entrega e serviço em prol da comunidade, por parte de todos os homens e mulheres que ao longo destes 112 anos deram parte de si aos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana”, sublinhou Frederico Pinho de Almeida, eleito para o executivo da CMC pela coligação Viva Cascais, formada por PSD e CDS-PP.
No decorrer das comemorações, uma das novas viaturas apresentadas pelos BVSCDR foi baptizada com o nome de Odete Abrantes, secretária da Mesa da Assembleia da União das Freguesias de Carcavelos e Parede (UFCP), que foi também representada na cerimónia alusiva ao 112.º aniversário da corporação pelo presidente do executivo da UFCP, Nuno Alves, e pelos vogais José Manuel Magalhães e Carolina de Sousa Melo. A segunda ambulância recebeu o nome de Ilídio Sabido, bombeiro do quadro de honra da corporação.