São Domingos de Rana inaugura nova praça

O presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, Fernando Ferreira Marques, marcou presença, no passado dia 1 de Junho, nas cerimónias de inauguração da Praça João Baptista Coelho e da exposição ‘Nas entrelinhas, outras linhas’.

A mostra, patente ao público nas instalações da Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana (Rua das Travessas, Massapés, Tires), no concelho de Cascais, é evocativa da vida e obra do poeta/escritor de Tires, falecido a 20 de Dezembro de 2021, com 94 anos.

Nascido a 20 de Abril de 1927, em Lisboa, João Baptista Coelho começou por abraçar, ainda jovem, a carreira de Técnico de Contas. Em 1984, por motivos de doença, foi obrigado a reformar-se antecipadamente, passando a dedicar-se por inteiro à escrita.

MAIS DE UM MILHAR DE DISTINÇÕES

Ao longo da sua carreira literária, o poeta/escritor assinou sete livros, publicou artigos e poemas em jornais e outras publicações, colaborou em antologias e recebeu mais de um milhar de distinções em concursos literários aquém e além-fronteiras, entre os quais 254 primeiros prémios.

João Baptista Coelho foi também um dos grandes dinamizadores dos Jogos Florais de São Domingos de Rana, tendo assumido a coordenação desta iniciativa cultural desde o seu lançamento, em 1997, e integrado a composição do júri em quase todas as edições.

O poeta/escritor de Tires colaborou igualmente com o boletim informativo da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, ‘Notícias da Freguesia’, assumindo a revisão da publicação e assinado regularmente a sua ‘Crónica dos tempos que passam’.

Mercê do trabalho desenvolvido e da relevância da sua obra, João Baptista Coelho recebeu, em 2004, a Medalha Municipal de Mérito Cultural, atribuída pela Câmara Municipal de Cascais, e, em 2015, o Galardão de Mérito Cultural entregue pela Freguesia de São Domingos de Rana.

PRÉMIO ‘POEMAS A JOÃO BAPTISTA COELHO’

Em homenagem ao poeta/escritor, e com o propósito de estimular e difundir a Escrita e a Literatura, a Junta de Freguesia de São Domingos de Rana decidiu ainda promover o Prémio ‘Poemas a João Baptista Coelho 2023’, cuja entrega de trabalhos terminou no passado dia 15 de Maio.

Este novo prémio lançado pelo Município vai premiar, anualmente, três obras inéditas no domínio da Literatura e, simultaneamente, dar a conhecer novos talentos neste domínio. Nos anos pares o prémio será dedicado ao género narrativo do conto e nos anos ímpares à poesia.

O regulamento deste prémio literário pode ser consultado aqui

 

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.