Pólo de Saúde de Carcavelos já tem data para inauguração

Já foi anunciada a data oficial para a inauguração do novo Pólo de Saúde de Carcavelos, que vai servir cerca de 25 mil utentes do concelho de Cascais, uma infraestrutura há muito desejada pela população, que representou um investimento de sete milhões de euros. De acordo com informação avançada pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, a cerimónia decorrerá na última terça-feira de Julho e contará com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

“A obra está pronta e hoje já entrou o mobiliário para equipar o Pólo de Saúde de Carcavelos”, fez saber o autarca através de uma publicação postada na sua página pessoal no Facebook datada de 26 de Junho. “Após o Sr. Ministro da Saúde se ter disponibilizado a estar presente na inauguração, tenho o enorme prazer em anunciar que a inauguração será no próximo dia 25 de Julho às 10h00”, revelou Carlos Carreiras na mesma página, uns dias antes.  

O novo equipamento, construído na Rua Jacinto Isidoro de Sousa, na Freguesia de Carcavelos e Parede, agrega quatro valências de cuidados de saúde primários, nomeadamente Centro de Saúde, Urgência Básica, Equipa de Tratamento de Comportamentos Aditivos e Dependências e Serviço de Psiquiatra. A área total de construção é de 2.050 metros quadrados, sendo que a nova infraestrutura conta com parque de estacionamento de 13 mil metros quadrados com 267 lugares.

Recorde-se que o início da obra foi marcado pela cerimónia de lançamento da primeira pedra da empreitada, realizada a 15 de Dezembro de 2021, nos antigos terrenos da antiga fábrica da Legrand, na Quinta do Barão, próximo do parque verde da Quinta da Alagoa. O novo Pólo de Saúde de Carcavelos está também dotado de uma praça central e zona de jardim para usufruto da comunidade, pretendendo-se que venha a ser um centro da vida comunitária.

EDIFÍCIO FUTURISTA COM ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS

“Esta grande Unidade de Saúde vai estar associada a um novo espaço público aberto, dinâmico e inclusivo, destinado à população local, utentes e funcionários. Para tal vai ser criada uma Praça/Jardim de mediação entre o novo edifício e as habitações adjacentes existentes. Este constitui o elemento principal do projecto”, precisou a CMC na sua página oficial na Internet, acrescentando que poderão ali ser realizadas actividades lúdicas e que o espaço foi pensado para incluir equipamentos infantis.

Com uma concepção futurista, assinada pelo arquitecto Simão Botelho, o edifício respeita o Plano de Acção para a Adaptação às Alterações Climáticas de Cascais, contando para isso com a adopção de estratégias bioclimáticas, de que se destacam a produção autónoma de electricidade limpa através de painéis fotovoltaicos instalados nas coberturas e o aquecimento de águas assegurado através do recurso a painéis solares térmicos.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.