Estoril-Sol relança Prémios Literários

A Estoril-Sol anunciou que pretende renovar, em 2023, a atribuição dos Prémios Literários Fernando Namora e Revelação Agustina Bessa-Luís, em homenagem aos dois grandes escritores de Língua Portuguesa. O júri, comum aos dois prémios, voltará a ser presidido por Guilherme D‘Oliveira Martins.

De acordo com os respectivos regulamentos, o prazo de recepção de obras originais concorrentes à 26.ª edição do Prémio Literário Fernando Namora e à 16.ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís expira no próximo dia 31 de Maio.

O Prémio Literário Fernando Namora é reservado a romances publicados e tem o valor de 15 mil euros. A vencedora da edição 2022 foi Teresa Veiga, com o romance ‘O Senhor d`Além’, distinguido por ter uma “escrita límpida e luminosa” que dá a conhecer “uma cativante estória de gente simultaneamente comum e singular”.

“A sobriedade estilística da autora, exemplar enquanto modo de entender a escrita artística, estrutura um romance cuja legibilidade chama o leitor a participar na própria narrativa. Quer pela notável capacidade de observar e descrever, quer pela tranquila inventividade, quer pela admirável economia da narrativa”, destacou o júri.

PRÉMIO REVELAÇÃO

O Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís, no valor de 10 mil euros, que a Estoril-Sol atribui regularmente desde 2008, assume mais uma vez o objectivo de favorecer o aparecimento de novos valores. Desde 2016, foi abolida a norma que impunha o limite dos 35 anos de idade para os concorrentes.

Entretanto, mantém-se a obrigatoriedade de o romance concorrente ser inédito e de autor português “sem qualquer obra publicada no género”. Nos termos do regulamento deste prémio, a obra vencedora será publicada pela Editora Gradiva, de acordo com o protocolo existente com a Estoril Sol.

Em 2022, o romance vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís foi ‘A Guerra Prometida’, de Marco Pacheco, que o júri considerou tratar-se de “um romance que, partindo da inovadora acção empresarial e social de Francisco Grandella, constrói uma estória familiar e pessoal de grande alcance humano”. Referiu ainda o júri que “o período de transição do século XlX para o século XX até à Primeira Grande Guerra Mundial é sinalizado por situações de pobreza que vão determinar a evolução do protagonista”.

Aos Prémios Literários Fernando Namora e Revelação Agustina Bessa-Luís juntar-se-á, mais tarde, o Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural, no valor de 20 mil euros, em homenagem ao escritor, poeta e ensaísta, completando este contributo tripartido anual da Estoril-Sol para as Letras e a Cultura.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.