Morreu antigo coronel piloto aviador Victor Brito

O antigo coronel piloto aviador Victor João Lopes de Brito faleceu no passado domingo (7 de Agosto), em Oeiras, no Lar dos Oficiais das Forças Armadas, onde tinha dado entrada há alguns meses. O fundador da Escola de Aviação Aerocondor tinha 92 anos de idade e, de acordo com amigos próximos, encontrava-se bastante debilitado.

As exéquias fúnebres decorrem amanhã (terça-feira, 9 Agosto), a partir das 18h30, com a realização do velório na Igreja da Força Aérea, em São Domingos de Benfica. Quarta-feira (10 Agosto), ao início da tarde, pela 14h00, será celebrada a missa de corpo presente, a que se seguirá o funeral para o Cemitério de Oeiras.

Victor Brito destacou-se na Aeronáutica Portuguesa, criou empresas inovadoras e colaborou activamente no desenvolvimento do Aeródromo de Tires. Licenciado em Ciências Aeronáuticas pela Academia Militar, participou em missões realizadas em diferentes cenários, nomeadamente durante o período da revolução do 25 de Abril.

Durante uma longa carreira de 68 anos a voar, realizou mais de 20 mil horas de voo em dezenas de aviões e helicópteros. Passou à situação de reserva da Força Aérea em 1977. Durante o seu percurso profissional na vida civil, assumiu o cargo de Presidente da Comissão Directiva da TAAG (Angolan Airlines).

Foi também Director Executivo da Aeroavia – Sociedade Aeronáutica SARL, fundou e foi Presidente da Associação Portuguesa de Operadores de Transportes e Trabalho Aéreo e fundou e foi Presidente da Escola de Aviação Aerocondor, SA, entre outras empresas do Grupo Aerocondor, pioneiras no panorama aeronáutico nacional.

Victor Brito recebeu os mais conceituados galardões, tendo sido membro do Rotary Club Cascais-Estoril, do qual foi associado durante mais de 27 anos, chegando a exercer funções de presidência. Em Março de 2020, foi homenageado pelo clube durante uma cerimónia realizada na Messe dos Oficiais da Marinha, no Palácio Seixas, em Cascais.

Esse mesmo evento serviu também para apresentar a sua biografia, ‘A Minha Vida – My Way’, da autoria do Comandante Dario Artilheiro, lançado pela editora Absoluto Fascínio, com revisão do Major-General José Alfredo Ferreira Almeida e copyright da Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA).

Em Maio de 2020, o jornal ‘O Correio da Linha’ publicou uma das últimas entrevistas concedidas por Victor Brito, com o título ‘Uma vida com o céu como horizonte’, que pode ser recordada aqui:  https://www.ocorreiodalinha.pt/2020/05/04/victor-brito-uma-vida-com-o-ceu-como-horizonte/

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.