Festas da Rocha regressam ao santuário

Toy e Ruth Marlene são os grandes nomes do cartaz das Festas de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, que estão de regresso a Linda-a-Pastora, no concelho de Oeiras, entre os dias 20 e 29 de Maio, após dois anos de interrupção devido às restrições impostas pela pandemia COVID-19.

O cantor actua logo no primeiro dia do cartaz, 20 de Maio, às 21h30, enquanto Ruth Marlene sobe a palco no dia seguinte, à mesma hora. Iran Costa, a 27 de Maio, e Maxi, no dia 28, integram também a lista de artistas convidados para actuarem nestes populares festejos.

O programa inclui também a participação de várias associações e colectividades da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, como tem sido tradição desde a revitalização destas festividades em 2015.

Destacam-se o Grupo Coral e Musical ‘Lupeca’, o Estúdio de Dança de Carnaxide, o Clube de Carnaxide Cultura e Desporto, a orquestra dos Bombeiros de Linda-a-Pastora, os ‘Traquinas’ do Centro Social e Paroquial de Carnaxide e os grupos musicais da Universidade Sénior de Carnaxide e Queijas.

No último dia das festas, 29 de Maio, realiza-se um Festival de Folclore, que conta com a participação de diversos ranchos e grupos folclóricos oriundos de vários pontos do País.

Em simultâneo com o cartaz das festas, decorre também o programa religioso, com destaque para a missa em honra de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, celebrada pelo Cardeal Patriarca Manuel Clemente, e para a procissão, dois eventos agendados para 29 de Maio.

Este ano, as festas revestem-se de particular importância, uma vez que se assinalam precisamente 200 anos do aparecimento numa gruta (1822), perto do Casal da Rocha, de uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição, que deu origem ao culto no local.

As Festas de Nossa Senhora da Conceição da Rocha são organizadas pela União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, em parceria com a Irmandade da Senhora da Rocha, responsável pelo programa religioso. O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.