EDAM qualificada para Final Mundial da Dance World Cup 2022

A EDAM – Escola de Dança Ana Mangericão, um conhecido estabelecimento de ensino particular inserido na Rede Escolar de Lisboa e Vale do Tejo desde 1986, instalado na freguesia de São Domingos de Rana (Cascais), qualificou-se para a Final Mundial do concurso internacional Dance World Cup 2022, que vai decorrer, entre 24 de Junho e 2 de Julho, no Auditório Kursaal, na cidade espanhola de San Sebastian.

Este popular e reconhecido concurso internacional de Dança regista a participação de mais de 120 mil crianças e jovens oriundos de todo o Mundo, com idades compreendidas entre os 4 e os 25 anos. A competição é organizada em duas fases: a Fase de Qualificação, realizada no país de origem dos candidatos, e a Fase Final Mundial, disputada, anualmente, em diferentes locais.

Os jovens candidatos que participam na Dance World Cup, com altos graus de exigência, são avaliados por um júri de renome internacional em nove categorias distintas: Clássico, Moderno, Contemporâneo, Lírico, Jazz, Sapateado, Canção e Dança, Street/Hip Hop e Nacional. A fase de qualificação nacional, disputada entre 8 e 12 de Abril, decorreu na Exponor (Porto) e a EDAM conquistou seis prémios.

COREOGRAFIAS VENCEDORAS

Na categoria de Dança Clássica, escalão Children, a coreografia ‘Minuetto’ assegurou o primeiro lugar e a conquista da respectiva medalha de ouro, enquanto a coreografia ‘Serenamente’ ficou na segunda posição, correspondente à medalha de prata. Ambas as coreografias foram interpretadas por alunos do 2.º e 3.º anos do Ensino Artístico Especializado, com base em coreografias assinadas pela Professora Susana Rodrigues.

Ainda na categoria de Dança Clássica, mas no estilo neoclássico, a EDAM conseguiu a medalha de bronze para o terceiro lugar, com a apresentação da coreografia ‘Requiem’, da autoria da professora Maria João Filipe. Na categoria de Dança Jazz, a coreografia ‘Stravaganza’, criada pela mesma professora e interpretada por alunos do 2.º ano da EDAM, ficou também no terceiro lugar, assegurando mais uma medalha de bronze.

Na categoria de Lírico, escalão Children, a coreografia ‘O Tempo…’ conquistou mais uma medalha de prata referente à segunda posição. Também a coreografia ‘Prece’, no escalão Júnior, obteve um segundo lugar e nova medalha de prata. As coreografias a concurso na categoria de Lírico foram criadas pelas professoras Patrícia Cayatte e Inês Afflalo e interpretadas por alunas do 3.º ano do Ensino Artístico Especializado.

No total, participaram três dezenas de alunos da EDAM na fase de qualificação nacional da Dance World Cup 2022, provenientes das turmas do 2.º e 3.º anos do Ensino Artístico Especializado e do Projeto Companhia de Dança Jovem. A EDAM é um estabelecimento de ensino particular, de natureza privada e de fins culturais, fundado pela Professora Ana Mangericão no ano lectivo de 1977/78.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.