Tubarão raro oferecido ao Aquário Vasco da Gama

O Aquário Vasco da Gama, gerido pela Marinha Portuguesa, recebeu recentemente uma oferta muito especial entregue por um pescador. Manuel Prates encontrava-se a pescar na Praia da Fonte da Telha, no passado dia 18 de Março, quando encontrou um Tubarão-anão (Squaliolus laticaudus), uma espécie rara em Portugal, que decidiu doar ao aquário, um dos mais antigos do Mundo, inaugurado em 20 de Maio de 1898.

O espécime entregue ao popular aquário instalado no Dafundo (Oeiras), que está quase a comemorar o seu 124.º aniversário, foi identificado por um dos biólogos residentes, que partilhou fotografias do exemplar em causa com investigadores especializados no estudo de tubarões, sendo que estes nunca haviam tido oportunidade de observar um animal destes, confirmando assim a sua raridade.

O Tubarão-anão (Squaliolus laticaudus) é um pequeno esqualo (peixe com esqueleto cartilaginoso) que pode atingir um máximo de 20 centímetros de comprimento e que vive em águas profundas, entre os 200 e os 1200 metros da superfície. Tem por hábito realizar migrações verticais diárias à noite, durante as quais pode subir até aos 200 metros, para voltar a mergulhar para o fundo durante o dia. Alimenta-se sobretudo de pequenos camarões, lulas e peixes de águas profundas.

De referir que o Tubarão-anão (Squaliolus laticaudus) foi considerado durante muito tempo como a menor espécie de tubarão conhecida, tendo perdido recentemente este título após a descoberta de um espécime ainda mais pequeno, conhecido como Etmopterus Perryi, ou Dwarf Lantern Shark (Tubarão-lanterna-anão), um nome resultante do facto deste peixe possuir órgãos frontais emissores de luz.

AGRADECIMENTO PÚBLICO

No comunicado que difundiu, o Aquário Vasco da Gama realçou o facto de, ao longo da sua história, ter sido sempre uma referência para todos aqueles que se interessam por animais marinhos, recordando que muitos exemplares das colecções do seu Museu foram oferecidos por pescadores que encontraram “um peixe estranho, que desconheciam, ou por pessoas que avistaram um animal fora do comum arrojado na praia”.

Foi precisamente a situação ocorrida com o Tubarão-anão oferecido na semana passada, que vai enriquecer a colecção de espécimes exóticos guardados no Museu do Aquário, que aproveitou ainda para agradecer, de forma pública, ao Sr. Manuel Prates a sua generosa oferta, congratulando-se pela ligação especial que continua a manter com a população.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.