Dia Nacional da Paralisia Cerebral celebrado a 20 de Outubro

O Dia Nacional da Paralisia Cerebral (PC) celebra-se no próximo dia 20 de Outubro (quarta-feira), com o objectivo de desmistificar alguns preconceitos relacionados com o que pode ser considerada “uma perturbação do controlo da postura e movimento resultante de uma lesão ou anomalia cerebral que atinge o cérebro em período de desenvolvimento”. Ocorre geralmente devido à falta de oxigénio no cérebro do bebé durante a gravidez.

“Algumas pessoas têm perturbações ligeiras, quase imperceptíveis, que as tornam desajeitadas a andar, falar ou a usar as mãos. Outras são gravemente afectadas com incapacidade motora grave, impossibilidade de andar e falar, sendo dependentes nas actividades da vida diária. Entre estes dois extremos, existem os casos mais variados. De acordo com a localização das lesões e áreas do cérebro afectadas, as manifestações podem ser diferentes”, refere a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL).

A data, celebrada pela primeira vez em Portugal em 2013, após o que foi criada oficialmente por decreto-lei no ano seguinte (Resolução da Assembleia da República n.º 27/2014, aprovada a 7 de Março), sob a denominação de Dia Nacional da Paralisia Cerebral, serve também para sensibilizar a sociedade para os inúmeros problemas e desafios que enfrentam diariamente as pessoas com PC, bem como as suas famílias, amigos e acompanhantes.

Para assinalar este dia, a APCL lançou um desafio a todos os interessados em participar nesta iniciativa, que consiste em utilizar o símbolo do zero do logo aqui publicado para criar uma maquete com o material que quiserem, ou simplesmente um desenho, partilhando depois o resultado nas redes sociais com a identificação: @associacaoparalisiacerebraldelisboa, acrescentando também as hashtag #dianacionaldaparalisiacerebral #eliminarbarreiras.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.