Construção na areia contra capturas de tubarões

A ‘Shark Week’ (Semana do Tubarão) é um bloco de programação exibido anualmente pelo Canal Discovery dedicado a programas que têm os tubarões como tema principal. Originalmente, foi estreado no dia 17 de Julho de 1988, sendo exibido, desde então, entre Julho e o início de Agosto. Este ano, decorreu entre 11 e 18 de Julho.

Com o propósito inicial de corrigir equívocos em torno da alegada má reputação dos tubarões e ajudar a combater o seu abate sistemático em algumas zonas do Globo, a popularidade alcançada pela ‘Shark Week’ tornou-a rapidamente num dos maiores êxitos do canal de televisão por cabo e satélite norte-americano.

Aproveitando essa popularidade, a Associação Ambiental Cascaisea promoveu a iniciativa de criar a escultura de um tubarão-branco com cerca de 7,5m no areal da Praia do Peixe, em Cascais, com o objectivo de alertar para a forma macabra, abusiva e maciça como se chacinam milhares de tubarões diariamente em todo o Mundo. 

“O homem, de forma negligente, continua a capturar tubarões só para o aproveitamento das barbatanas. Outrora, estas capturas tinham como destino a cozinha e alguns rituais nas culturas orientais. Hoje, este flagelo tornou-se bem mais preocupante, em termos globais”, assinala Miguel Lacerda, presidente da Cascaisea.

Actualmente, as barbatanas (cartilagens) dos tubarões capturados costumam ser utilizadas para a produção de medicamentos suplementares, promovidos diariamente em anúncios televisivos, sem que a Medicina científica comprove os atributos das curas anunciadas. 

“Sendo o tubarão um dos organismos marinhos mais importantes para o equilíbrio da vida marinha, salvar os tubarões é salvar os Oceanos, é salvar o Planeta”, realça o activista ambiental, que se juntou ao Sharks Educational Institute Portugal (SEI Portugal) no âmbito da campanha que decorre em toda a Europa “Stop finning”.

O objectivo da iniciativa promovida pela associação ambientalista Cascaisea de criar uma construção na areia de um tubarão em tamanho real, lançada na ‘Semana Internacional do Tubarão 2021’, visou ajudar a sensibilizar a população e as comunidades de pescadores contra a captura de tubarões.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.