APDP participa na ‘Estafeta 100 Anos 100 Horas’

Nos dias 26 e 27 de Maio, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) associa-se às comemorações do centenário da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) participando na competição ‘Estafeta 100 Anos 100 Horas’, que decorrerá no Centro Desportivo Nacional do Jamor, em Oeiras. 

O evento desportivo, que assinala o centenário da FPA com 100 horas de competição, realiza-se entre os dias 26 e 30 de Maio, tendo início com a cerimónia de abertura às 16h00 no dia do arranque. A iniciativa termina com a cerimónia de encerramento às 20h00 do dia 30 de Maio.

A convite da Associação de Atletismo de Lisboa, a APDP e a Diabetes Team Portugal vão marcar presença na ‘Estafeta 100 Anos 100 Horas’, através da participação do atleta Fernando Santos (atleta com diabetes tipo 1) e todos aqueles que pretenderem juntar-se a esta causa. 

O desafio consiste em garantir a presença da equipa de pessoas com diabetes na competição durante 24 horas, desde as 16h00 de dia 26 até às 16h00 de dia 27, seja a correr ou a caminhar, sejam 10 minutos ou 2 horas. A equipa inclui cuidadores e profissionais de saúde.

“Estamos presentes nesta competição, simbolicamente, como forma de chamar a atenção para a importância da actividade física, fundamental para a melhoraria da qualidade de vida das pessoas com diabetes”, refere José Manuel Boavida, presidente da direção da APDP.

João Filipe Raposo, director clínico da APDP, salienta que “cerca de 90% dos casos de diabetes tipo 2 podem ser atribuídos a uma combinação de sedentarismo, excesso de peso e alimentação inadequada”, sublinhando que a prática de exercício físico “tem um papel reconhecido na prevenção e, simultaneamente, no controlo da diabetes.”

A associação pede a quem se quiser juntar à iniciativa que vista uma camisola azul, uma camisola branca com círculo azul ou, caso tenha, uma camisola com o logotipo da APDP ou da Diabetes Team Portugal. As inscrições podem ser efectuadas em: https://forms.gle/zke9jRn98dKU7iLS7

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.