Praias do concelho de Sintra continuam interditas

Para evitar aglomerações de pessoas nas praias, a Câmara Municipal de Sintra (CMS) decidiu proibir a frequência e fruição dos areais do concelho, com o propósito de conter a propagação da nova vaga de COVID-19 que se encontra em curso.

“A frequência das praias gera, habitualmente, e com particular destaque para a estação que se aproxima, uma significativa aglomeração de pessoas com um elevado risco de contágio que importa evitar”, justifica o comunicado da autarquia sintrense a dar conta da medida.

O presidente da CMS, Basílio Horta, sublinha que “não se pode querer combater a pandemia e permitir enchentes nestes locais ao fim-de-semana, e em alguns dias da semana”. A medida foi tomada depois de se verificar um aumento da afluência às praias com a melhoria do estado do tempo. 

“As praias e estacionamento ficaram cheios e muita gente apresentava-se sem máscara e a incumprir com as medidas preventivas”, assinalou o autarca, que assegura que a autarquia fará “tudo o que for necessário para garantir a segurança no espaço público”.

Para garantir o cumprimento da medida agora tomada, Basílio Horta fez saber que as forças de segurança, GNR, PSP e Polícia Municipal de Sintra vão garantir as “competentes acções de fiscalização” nas praias do concelho para impedir aglomerados de pessoas nesses locais.

Destaque-se, no entanto, que esta decisão não se aplica aos praticantes de Surf e actividades desportivas similares desde que praticadas a título individual e mediante o absoluto e rigoroso cumprimento das determinações e normas emanadas da Direcção-Geral da Saúde e demais entidades competentes.

A CMS continua a acompanhar a evolução da propagação da pandemia COVID-19, e a antecipar e implementar as medidas e acções que considere mais adequadas de prevenção, intervenção e recuperação a fim de assegurar a continuidade das actividades essenciais e prioritárias do Município.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.