Sintra alerta para surgimento de ninhos de Vespa Asiática

A Câmara Municipal de Sintra (CMS) lançou um alerta para o surgimento de ninhos de Vespa Asiática no concelho, solicitando a todos os munícipes para alertarem as autoridades responsáveis e evitarem tentar destruí-los por conta própria.

A destruição de ninhos de Vespa Asiática deve ser realizada apenas por equipas especializadas e recorrendo a meios autorizados, para evitar a proliferação da colónia de vespas e a criação de situações que possam colocar em perigo os cidadãos.

Desde a chegada da Vespa Asiática ao território do concelho de Sintra, o Município já destruiu cerca de 150 ninhos desta espécie invasora, sendo que 141 são referentes a colónias detectadas ao longo do ano 2020.

A Vespa Asiática (Vespa velutina nigrithorax) é uma espécie exótica invasora oriunda do sudeste asiático. Na Primavera, esta espécie de vespa velutina constrói ninhos de grandes dimensões, preferencialmente em pontos altos e isolados.

É nesta fase que o combate a esta espécie invasora é mais eficaz, uma vez que a eliminação da rainha e da sua postura evita o estabelecimento de uma nova colónia que, numa fase mais avançada, poderá chegar aos milhares de elementos.

A Vespa Asiática causa graves prejuízos à Apicultura, provoca desequilíbrio ecológico, devido à diminuição das populações de insectos polinizadores, é prejudicial à Agricultura, por diminuição da polinização, e constitui perigo para o ser humano.

Ao detectar um ninho de Vespa Asiática deve comunicar a ocorrência ao Serviço Municipal de Protecção Civil, através de correio eletrónico, via telefone pelo número 800 211 113, ou pela plataforma STOPvespa, juntando quando possível uma fotografia. 

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.