Câmara de Cascais empresta computadores a estudantes

A Câmara Municipal de Cascais (CMC) entregou 1.700 computadores e tablets aos 11 Agrupamentos de Escolas do concelho com o propósito de os emprestar a estudantes provenientes de famílias em situação económica mais frágil.

“Está feita a entrega”, confirmou o Presidente da Autarquia, Carlos Carreiras, no passado dia 5 de Fevereiro, na sua página pessoal no Facebook. “Para que as nossas crianças e jovens não fiquem para trás na sua aprendizagem”, justificou o autarca.

“Estes computadores, emprestados até que cheguem aqueles que o Ministério da Educação prometeu, mas ainda não cumpriu, terão depois como destino apoio a projectos sociais na área da Saúde”, revelou ainda o Presidente da CMC.

A decisão de emprestar estes computadores tinha sido anunciada por Carlos Carreiras no programa ‘Democracia Digital: Fale com o Presidente’ do dia 29 de Janeiro, transmitido em directo na página da autarquia disponível na Internet.

No mesmo programa, o autarca referiu que os alunos voltam a ter ensino à distância já a partir de segunda-feira (8 Fevereiro) e que, para tal, necessitam de dispor de meios informáticos que possibilitem a participação nas aulas.

“O Governo comprometeu-se a dar esses equipamentos aos alunos dos escalões mais baixos do ponto de vista dos rendimentos. A Câmara já entregou uma série de meios informáticos para esse efeito”, mencionou o autarca. 

“Fizemos um levantamento em todos os agrupamentos do concelho. Ainda faltam computadores para as crianças desses escalões de rendimentos. Estamos neste momento com um processo de aquisição de mil computadores”, precisou.

COMPUTADORES DO GOVERNO NÃO CHEGAM A TEMPO

A intenção da CMC é emprestar os equipamentos informáticos necessários aos alunos provenientes de famílias mais carenciadas do concelho enquanto não estiverem disponíveis os computadores prometidos pelo Governo.

“O Governo, até porque são quantidades muito maiores, teve que entrar num processo de adjudicação que tem procedimentos legais demorados e não terá esses computadores a seu tempo”, realçou Carlos Carreiras, justificando assim a decisão da CMC. 

“Os computadores que estamos a comprar não serão perdidos no sentido de não voltarem à propriedade da Câmara. Voltarão depois à propriedade da Câmara quando chegarem os computadores do Governo”, sublinhou o autarca.

“Quando isso acontecer, os computadores agora emprestados serão depois canalizados para os nossos idosos no âmbito de um outro programa que estamos a desenvolver de apoio ao envelhecimento activo”, adiantou o presidente da CMC. 

A autarquia cascalense pretende também estabelecer uma parceria com os fornecedores dos computadores e da capacidade de rede para acesso à Internet, para os munícipes poderem adquirir equipamentos informáticos pagos a prestações.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.