A peça de teatro infantil e de educação ambiental ‘ALMERINDA – Uma História de Amor ao Próximo’ regressa ao Museu de História Natural de Sintra (MHNS), no próximo dia 8 de Novembro, com uma sessão com início marcado para as 16h00.
Esta peça sobre o amor ao próximo, de forte cariz ambiental, é interpretada pelo Grupo Acusa Teatro, com base num texto de Cláudia Ferreira, retratando a ideia de um mundo melhor, onde Almerinda une todos os seres com um amor infinito.
A apresentação da peça decorre no âmbito das comemorações do Centenário da Maria Almira Medina, tal como a exposição ‘Centenário – Maria Almira Medina’, que continuará patente ao público no MHNS até 3 de Janeiro de 2021.
O Grupo Acusa Teatro é responsável pela dinamização do Espaço Maria Almira Medina, que visa valorizar, promover e revisitar a obra de Maria Almira Pedrosa Medina, que nasceu em Tavarede, Figueira da Foz, a 29 de Agosto de 1920.
A Artista, Professora e Pedagoga, que deixou marca com a sua obra, viveu em Sintra desde os seis anos de idade, tendo aí permanecido até ao seu falecimento, em 2016, tornando-se um importante marco na História da cultura sintrense.
Alternando entre o texto e a ilustração, Maria Almira Medina colaborou com várias revistas, livros escolares e jornais nacionais, dos quais destacamos o ‘Jornal de Sintra’, ‘A Pena’, ‘Sintra Regional’, ‘Jornal de Letras e Artes’, ‘O Século’ e ‘Jornal de Notícias’, entre muitos outros.
A artista foi também directora da revista ‘Sintra Regional’ e, após a morte do pai, António Medina Júnior (fundador do ‘Jornal de Sintra’), assumiu a direcção da publicação no período entre 1983 e 1991. Realizou ainda várias exposições aquém e além-fronteiras.