“Jovens da freguesia demonstram elevado sentido de cidadania”

Inigo Pereira assumiu a presidência da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas em 2017 e tem-se mostrado, desde então, empenhado na requalificação da freguesia de modo a torná-la num local de referência – não só no concelho de Oeiras, mas também a nível nacional – e num espaço aprazível para os que aí vivem e trabalham. O jornal ‘O Correio da Linha’ falou com o autarca sobre o trabalho que tem levado a cabo e sobre os desafios futuros, sobretudo no actual contexto de pandemia.

Jornal ‘O Correio da Linha’ (CL) – Está a cumprir o terceiro ano do seu mandato como Presidente da União das Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ). O que mudou nestas freguesias desde que assumiu o cargo?

Inigo Pereira (IP)– Logo que tomámos posse, verificámos que para realizarmos um trabalho de excelência em prol da população que nos deu o seu voto de confiança teríamos que apostar nos colaboradores da nossa autarquia. Tínhamos que motivá-los e muni-los com todas as ferramentas necessárias para desempenharem as suas funções da melhor forma possível. E foi isso que fizemos. Ao longo destes três anos, apostámos na modernização administrativa. Mudámos todo o parque informático, adquirimos um sistema de telecomunicações moderno, proporcionámos aos nossos operários os melhores equipamentos de trabalho e de segurança. Apostámos também na formação de todos e garantimos todas as exigências relativas à higiene e segurança no trabalho. Actualmente, os nossos colaboradores estão mais capacitados, têm melhores condições de trabalho e dispõem da formação necessária para desempenharem as suas funções com êxito.

Para além das várias áreas de intervenção habituais de uma Junta de Freguesia, temos como nossa responsabilidade a gestão de um Cemitério Municipal, dois Mercados Municipais, uma Universidade Senior e um Centro de Enfermagem. Acredito que a União de Freguesias de Carnaxide e Queijas é actualmente uma referência não só no concelho de Oeiras, mas também a nível nacional.

Foto: Paulo Rodrigues

IR AO ENCONTRO DAS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO”

CL – Quais têm sido as prioridades da Junta de Freguesia?

IP – A grande prioridade da nossa autarquia é ir ao encontro das necessidades da população. Todo o trabalho que estamos a realizar desde o início do mandato vai nesse sentido. O Centro de Enfermagem de Queijas é disso um exemplo. Há muito que a população de Queijas ansiava por este serviço mais perto de si. E conseguimos concretizar esse desejo. Mas há mais. Reforçámos a aposta na Universidade Senior, conseguimos inaugurar um novo parque infantil em Queijas e estamos diariamente a melhorar as condições nos passeios, ruas, jardins, mercados, entre outros locais da união de freguesias, e continuamos a ajudar as famílias com maiores necessidades.

É também uma prioridade da UFCQ ouvir a população. Foi também nesse âmbito que desenvolvemos um projecto inovador: o Cidadão Activo. Através da aplicação WhatsApp, qualquer cidadão pode reportar à união de freguesias alguma ocorrência que identifique na via pública. Recebida essa informação, a UFCQ inicia de imediato a sinalização e a intervenção do problema, ou encaminha para a autoridade competente, se esse for o caso. Trata-se de uma excelente ferramenta para uma cidadania activa e participativa, algo que todos ansiamos para Carnaxide e Queijas. 

CL – A reabilitação dos mercados das freguesias foi sempre uma das suas bandeiras. O que tem feito neste sentido?

IP – Tal como mencionei anteriormente, a UFCQ tem a gestão de dois Mercados Municipais e de um Cemitério. Logo no primeiro ano de mandato demos especial atenção ao Cemitério, realizando várias intervenções de melhoria no exterior e interior.

No segundo ano de mandato iniciámos as intervenções necessárias no Mercado de Carnaxide e em Queijas, sendo a nossa estratégia avançar com as reabilitações de forma faseada.

No Mercado de Queijas, realizámos no ano passado as pinturas e limpeza dos muros de acesso à garagem, nas traseiras do espaço. E, com o apoio financeiro do Município de Oeiras, decorámos um dos muros com Pinturas Murais, retratando vários elementos alusivos ao mercado. Neste ano, substituímos o tecto do corredor central por um tecto falso, retirando estruturas que já não garantiam a segurança da população. Melhorámos também a iluminação. As próximas intervenções vão ser a mudança do piso, pintura interior, reabilitação dos WCs e, por fim, as intervenções necessárias na zona exterior.

No Mercado de Carnaxide, demos início este ano à pintura do interior e reforço da iluminação. A próxima intervenção será a pintura exterior. Destaco ainda a grande aposta na divulgação deste espaço, de forma a atrair mais comerciantes e clientes. Queremos que o Mercado de Carnaxide seja uma referência no comércio local naquela área.

Foto: Paulo Rodrigues

ESTRATÉGIA DE FUNCIONAMENTO COM IMPLEMENTAÇÃO DO TELETRABALHO

CL – Dada a situação de pandemia que se vive actualmente, quais foram as medidas adoptadas pela Junta no combate à Covid-19?

IP – Foram várias as medidas adoptadas devido à situação da Covid-19. Estive desde o primeiro momento em permanente contacto com o presidente da Câmara Municipal de Oeiras e com os vereadores, e decidimos seguir a mesma estratégia, adoptando medidas idênticas. Por exemplo, a Universidade Senior iniciou as férias da Páscoa mais cedo. Já os atendimentos na sede em Carnaxide, da delegação em Queijas, do Gabinete de Acção Social e do Centro de Enfermagem passaram a ser realizados apenas por marcação prévia. Definiu-se uma estratégia de funcionamento com a implementação do teletrabalho e mantivemos todos os trabalhos de limpeza e manutenção do espaço urbano.

De destacar que a nossa autarquia esteve logo à partida a trabalhar na plenitude desde o estado de emergência. Conseguimos durante esse período realizar todas as tarefas de limpeza e desinfecção do espaço público e, ao mesmo tempo, prestar todo o apoio necessário às famílias que foram alvo dos efeitos económicos da pandemia, em concreto nas situações de carência financeira e alimentar.

Sublinho que todos os trabalhos foram possíveis devido ao elevado espírito de missão e profissionalismo de todos os nossos colaboradores, mas também dos vários incentivos do Município de Oeiras. A Câmara Municipal de Oeiras tem vindo a garantir refeições a todos os colaboradores e voluntários de todas as juntas e uniões de freguesias do nosso concelho. Por outro lado, tem ajudado financeiramente e pago três horas extras a todos os assistentes operacionais das obras e limpeza urbanas, e garantido todos os materiais de higiene e protecção essenciais a quem trabalha. Isaltino Morais demonstrou mais uma vez a sua capacidade de liderança, adoptando medidas essenciais, muitas delas inéditas, posicionando uma vez mais Oeiras na linha da frente no País, não esquecendo o apoio a todas as entidades e serviços essenciais à população de Oeiras.

CL – A crise sanitária conduziu muitas famílias a uma situação de carência económica. Ao nível da acção social, quais os desafios que a Junta enfrenta actualmente?

IP – Após a declaração do Estado de Emergência, tivemos a noção de que o Gabinete de Acção Social (GAS) teria de estar capacitado para dar resposta não só às necessidades habituais de várias famílias carenciadas da nossa União de Freguesias, mas também reagir a novas situações de Emergência Social.

Ao contrário de várias juntas de freguesia do País, que decidiram avançar com medidas de forma independente, entendemos que o melhor para a população de Carnaxide e Queijas seria unir esforços com o Município de Oeiras e levar a cabo uma estratégia municipal nesta área.

Logo no início foram criadas para todo o concelho a Linha de Emergência Social, a Linha de Apoio Psicológico e a Linha de Voluntariado. O que fizemos: Encaminhámos voluntários da União de Freguesias para o Banco de Voluntários Municipal para darem apoio a todo o território de Oeiras. Os colaboradores que estavam nos atendimentos na sede da UFCQ em Carnaxide, e na delegação em Queijas, passaram a apoiar o nosso GAS, realizando a triagem dos contactos e os devidos encaminhamentos: alguns casos são encaminhados para a câmara municipal, outros para o GAS da nossa união de freguesias, outros ainda são canalizados para diferentes entidades.

De destacar os seguintes apoios: apoio financeiro através do Fundo de Emergência Social; apoio com refeições; apoio através de cabazes alimentares. Activámos o nosso Atendimento Psicológico através do contacto telefónico, reforçando desta forma a linha de apoio criada pelo Município. Mantivemos a entrega mensal de cabazes alimentares a 270 pessoas carenciadas. Reforçámos a nossa Mercearia Social, com apoio financeiro da câmara municipal. Através das várias medidas apresentadas, temos vindo a apoiar quem mais precisa.

Foto: Paulo Rodrigues

“NÃO PODEMOS PÔR EM RISCO A SAÚDE DA POPULAÇÃO”

CL – A área da Cultura – fortemente promovida pela Junta através da realização de várias feiras e outros momentos de convívio – tem sido especialmente afectada pela pandemia. Como fica a Cultura em Carnaxide e Queijas depois disto?

IP– Não podemos pôr em risco a saúde da população. Nesse sentido, não prevemos a realização das habituais festividades na nossa União de Freguesias este ano. Felizmente, todas as associações culturais e desportivas estão a ter os habituais apoios financeiros por parte do Município de Oeiras, para fazerem face a esta situação. Espero que tudo volte à normalidade com a maior brevidade possível, para então retomarmos todas as actividades muito importantes para todos os sectores da nossa Economia. A Cultura e todas as entidades culturais assumem um papel fundamental no nosso concelho, principalmente numa altura em que o Município de Oeiras prepara a candidatura a Capital Europeia da Cultura. É um trabalho no qual a UFCQ também estará envolvida e que irá permitir alavancar este sector.

CL – Têm sido realizadas várias obras de melhoramento do espaço público. Quais os projectos futuros nesta área? 

IP – As nossas equipas de intervenção realizam vários trabalhos de manutenção e melhoramento do espaço público da nossa União de Freguesias, em articulação com o Município de Oeiras. Diariamente, as nossas equipas promovem a reabilitação de bancos de jardim e de mesas, procedem ao tratamento de caldeiras de árvores, realizam pinturas em muros e em equipamentos municipais, garantem a lavagem de pisos, entre outras tarefas.

CL – E ao nível do Ambiente?

IP – Trabalhamos em articulação com as equipas do Ambiente do Município de Oeiras em várias acções. Varredura de ruas e passeios, esvaziamento das papeleiras, desentupimento de sarjetas e sumidouros, deservagem, manutenção de jardins e fontes, recolha de lixo à volta de ecopontos e depósitos de lixos bem como a sua respectiva desinfecção.

CL – No âmbito do projecto Jovem +Ativo da Câmara Municipal de Oeiras, há uma candidatura de jovens da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas que incide sobre o Ambiente e visa fomentar a reciclagem. Como é que se sente ao ver estes jovens interessados em contribuir para a melhoria das suas freguesias?

IP – É um orgulho ver os jovens de Carnaxide e Queijas demonstrarem um elevado sentido de cidadania. São um forte exemplo da comunidade que queremos para esta União de Freguesias: determinada, participativa e consciente do ambiente que a rodeia. Com estes exemplos vemos que o futuro desta União de Freguesias será certamente de sucesso. E podemos sentir nestas açcões que a grande aposta da Câmara Municipal de Oeiras na Educação está já a surtir efeito. 

Foto: Paulo Rodrigues

“UNIVERSIDADE SENIOR TEM TIDO UM PAPEL MUITO IMPORTANTE”

CL – A União das Freguesias de Carnaxide e Queijas conta com uma Universidade Senior. Quais as mais-valias deste serviço para a população? 

IP – A Universidade Senior de Carnaxide e Queijas tem tido um papel muito importante na vida dos professores e alunos envolvidos. Actualmente, a USCQAL conta com cerca de 400 fregueses que, desta forma, continuam activos após a reforma e uma longa vida a trabalhar. A USCQAL é um espaço de referência, de partilha de conhecimento e experiências, e tem contribuído de forma significativa contra o isolamento social. 

Neste ano lectivo, e também devido à abertura do polo da universidade em Queijas, tivemos um aumento significado do número de alunos e de disciplinas leccionadas. Devido ao facto de a comunidade da USCQAL pertencer a um grupo de risco, tal como já foi mencionado, antecipámos as férias da Páscoa. No entanto, lancei o desafio à comissão executiva da universidade senior para darmos início às aulas logo no arranque do terceiro período, através de uma plataforma online. O desafio foi bem aceite e os professores estudaram a aplicação ZOOM e criaram todas as condições para iniciar as aulas online. Esta iniciativa tem sido um enorme sucesso e regista-se uma forte adesão por parte de professores e alunos. Cada dia que passa temos mais alunos a participarem nas aulas, sendo que actualmente contamos com cerca de 200 participantes. 

CL – Foi anunciado recentemente que, até ao final do ano, é esperado que o COMBUS cubra todo o concelho de Oeiras. Quais as vantagens que isto trará a Carnaxide e Queijas?

IP– A mobilidade é um factor essencial para o crescimento e desenvolvimento de uma região. Será esse o nosso benefício: uma maior oferta de transportes públicos à população de toda a União de Freguesias de Carnaxide e Queijas.

CL – Com que apoios tem contado a Junta?

IP – Contamos com o excelente apoio de todos os funcionários da nossa autarquia, todos os membros do nosso executivo, voluntários e toda a estrutura do Município de Oeiras. Para além dos apoios mencionados, contamos com todas as associações de cariz social, desportivo e cultural e com a população. O nosso trabalho só é eficaz se houver a participação de todos! Felizmente é isso que acontece em Carnaxide e Queijas.

CL – O que é que ainda falta fazer nas freguesias de Carnaxide e Queijas?

IP – Há muito trabalho realizado nos últimos anos. Mas como digo sempre, há ainda mui- to por fazer! Não devemos vangloriar pelo que fizemos no passado e viver disso. Temos que ter a capacidade de melhorar, de inovar e de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para melhorar a vida da nossa população.

CL – Que mensagem gostaria de deixar aos fregueses?

IP – Gostaria de dar os parabéns a todos os fregueses por todos os esforços e sacrifícios que tiveram de superar nos últimos tempos. Deixo uma mensagem de esperança de que vamos ultrapassar este período muito difícil para todos. Acredito na capacidade humana em quebrar as barreiras mais difíceis e superar. É isso que irá acontecer!

Autor: Raquel Luís

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.