COVID-19: Cuidados a ter para minimizar risco de contágio

Com a pandemia do novo coronavírus COVID-19 a entrar na fase de crescimento exponencial em Portugal, durante a qual é expectável um aumento substancial dos casos confirmados da doença, é vital reforçar os cuidados a ter para tentar minimizar os riscos de contágio.

Uma das principais recomendações indicadas pelas autoridades de saúde é muito simples e extremamente importante: lavar as mãos frequentemente com água e sabão durante pelo menos 20 segundos. Outra importante recomendação é tapar a boca e o nariz com o cotovelo ou com um lenço descartável ao espirrar e tossir.

É igualmente recomendável evitar deslocações desnecessárias a serviços de saúde, como urgências hospitalares, e ligar antes para obter informações sobre eventuais alternativas, nomeadamente para a linha telefónica SNS 24, disponível através do telefone 808 24 24 24.

Se lhe for recomendado deve utilizar uma máscara de protecção quando estiver na companhia de outras pessoas. É importante também medir a sua temperatura corporal duas vezes por dia e informar as autoridades competentes se ocorrer algum agravamento dos sintomas. 

Todos os resíduos produzidos que estiveram em contacto com a pessoa suspeita de contágio ou infectada com a COVID-19 devem ser colocados num saco de plástico devidamente amarrado, sendo que este saco deve ser colocado dentro de um segundo saco, também amarrado.

Durante o período de isolamento não convide nem permita que outras pessoas entrem em sua casa, que deve ser frequentada apenas pelas pessoas que aí vivam. Se tiver necessidade de falar com alguém com urgência que não viva em sua casa, opte antes por utilizar o telefone.

Em caso de isolamento, permaneça em casa e evite quaisquer contactos desnecessários. Não se dirija ao trabalho, à escola ou a espaços públicos, nem utilize transportes públicos ou táxis. Não partilhe computadores, telemóveis, pratos, copos, talheres, utensílios de cozinha, toalhas, lençóis e outros artigos de higiene. 

Durante o isolamento permaneça separado de outras pessoas em casa, numa sala ventilada, com janela para o exterior, com a porta fechada. Se possível, utilize uma casa-de-banho diferente dos restantes elementos. Procure também tomar banho no final das restantes pessoas.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.