Prémios Estoril Sol entregues dia 20 de Novembro

O Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural e os Prémios Literários Fernando Namora e Agustina Bessa-Luis referentes a 2018 vão ser entregues no próximo dia 20 de Novembro (quarta-feira), durante uma cerimónia solene que decorrerá no Auditório do Casino Estoril. 

Na quarta edição do Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural, o júri deliberou atribuir o galardão à actriz Maria do Céu Guerra. Lançado pela Estoril Sol, o Prémio, com periodicidade anual e no valor de 20 mil euros, constitui uma homenagem à memória de Vasco Graça Moura.

A atribuição da distinção é justificada com o “singular percurso de Maria do Céu Guerra numa prática de cidadania cultural, enquanto actriz, que levou à cena e divulgou grandes textos da Literatura Portuguesa e fez de ‘A Barraca’ “um núcleo de irradiação cultural, formativo e vocacionado para a descoberta e criação de novos públicos”. 

Em relação à 21ª edição do Prémio Literário Fernando Namora, com o valor pecuniário de 15 mil euros, o júri distinguiu, por unanimidade, Carlos Vale Ferraz pelo romance ‘A Última Viúva de África’, uma história que recorda a memória marcante da experiência colonial em África.

“Congo Belga e Angola constituem neste romance o eixo geopolítico de acções de guerra e desvarios humanos, no qual uma mulher (Madame X) emerge, simultaneamente, como figura de ligação da estória do romance e da História dos anos 60 no início da guerra nacionalista”, destaca o júri.

No que diz respeito à 11ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, com o valor de 10 mil euros, o júri seleccionou, igualmente por unanimidade, Judite Canha Fernandes com o seu primeiro romance ‘Um Passo para Sul’, uma narrativa fundada num triângulo geográfico e existencial, repartido por Cabo Verde, São Tomé e Açores. 

A justificar a atribuição do prémio, o júri fez questão de realçar nesta obra “os registos linguísticos e imaginativos do crioulo”, salientando que se “inscrevem criativamente na estrutura global da narrativa, contribuindo para a formatação de uma linguagem literária muito estimulante”. 

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.