Oeiras promove Semana da Protecção Civil

A Câmara Municipal de Oeiras vai promover uma Semana da Protecção Civil, a decorrer entre 25 de Maio e 8 de Junho, com o objectivo de mostrar à população os meios e recursos existentes no concelho, além de exercitar e testar a capacidade de resposta e coordenação perante acidentes graves e catástrofes. Pretende-se também sensibilizar os munícipes oeirenses para a importância da Protecção Civil, contribuindo, desta forma, para uma cultura de segurança.

No âmbito desta iniciativa decorrerão várias actividades, entre as quais merece destaque uma Exposição Estática, que consistirá num encontro das forças e serviços de segurança e agentes de Protecção Civil do concelho, nomeadamente: Corpos de Bombeiros, CDOS, PCM, Polícia Municipal, PSP, FAP, GNR, SEF, Polícia Marítima, Polícia Judiciária, ISN, INEM, rádio amadores, escuteiros e Câmara Municipal de Oeiras. Este evento está marcado para o dia 29 de Maio, a partir das 9h30, no estacionamento da Praia da Torre. 

Destaque ainda para o seminário ‘Serviços Municipais de Protecção Civil, a Base do Sistema de Protecção Civil’, dia 30 de Maio, às 9h30, no Templo da Poesia, localizado no Parque dos Poetas, em Oeiras, com vários oradores, entre os quais: António Nunes – OSCOT (Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo), o inspetor Manuel Veloso – ANAFS (Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias), o tenente-coronel Carlos Morgado – SMPC (Serviço Municipal de Protecção Civil) Lisboa, Pedro Lopes – ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil) e Duarte Caldeira – CEIPC (Centro de Estudos e Intervenção Em Protecção Civil).

No dia 1 de Junho, às 15h00, será realizado um simulacro, no IASFA (Instituto de Apoio Social das Forças Armadas), onde será criado um cenário de explosão, seguido de incêndio estrutural no complexo de edifícios do IASFA e respectiva envolvente, com o objectivo de exercitar e testar a capacidade de resposta e coordenação dos meios e recursos disponíveis no concelho de Oeiras.

O programa da Semana da Protecção Civil do Concelho de Oeiras prevê ainda a realização da 1ª Gala do Bombeiro, dia 25 de Maio, às 20h30, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora, onde vão ser homenageados bombeiros das sete corporações do concelho e outras entidades, que se distinguiram no decurso do último ano.

O programa inclui também os ‘Dias Abertos’ da Protecção Civil, com exposição de meios, visitas aos agentes de Protecção Civil, palestras sobre medidas de segurança e distribuição de panfletos em vários locais do concelho. 

A Semana da Protecção Civil do Concelho de Oeiras termina dia 8 de Junho com a realização de um desfile dos vários agentes de Protecção Civil, humanos e materiais, ao final da manhã, na Avenida 25 de Abril, em Linda-a-Velha.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.