Amadora mais ‘simpática’ com contribuintes

Os municípios que beneficiam os seus residentes com descontos no IRS estão a aumentar. Este ano, na declaração referente ao exercício de 2018 serão 129 os municípios que irão devolver uma fracção ou a totalidade dos 5,0% do IRS dos seus munícipes. No ano anterior, ou seja no exercício de 2017, foram 113 os municípios que deram direito a descontos no IRS.

Nos quatro concelhos abrangidos pela cobertura noticiosa de ‘O Correio da Linha’, o município mais ‘simpático’ para com os contribuintes é a Amadora, que devolve 1,2% da fatia de 5,0% do IRS correspondente aos seus residentes. No extremo oposto, Cascais não abdica de qualquer percentagem dos 5,0% de IRS transferidos pelo Estado. Sintra, com uma devolução de 1,0%, e Oeiras, com uma pequena fatia de 0,2%, completam o quadro.

Anualmente, o Estado transfere para os municípios 5,0% do total da receita de IRS arrecadada com os residentes nos seus territórios. Desde 2008, muitas autarquias decidiram receber uma parte desta receita, ou abdicar totalmente dela, devolvendo a diferença para os 5,0% aos seus munícipes, o que na prática resulta num desconto no IRS para os contribuintes. 

Autor: Redacção

1 comentário em “Amadora mais ‘simpática’ com contribuintes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.