Câmara de Oeiras comparticipa passes sociais

A Câmara Municipal de Oeiras prepara-se para investir dois milhões de euros nos novos passes sociais e na mobilidade. O acordo assinado pela autarquia oeirense vai permitir uma redução significativa no preço a pagar pelos munícipes nos transportes públicos em Oeiras e em toda a Área Metropolitana de Lisboa.

No âmbito deste acordo, as famílias têm possibilidade de poupar verbas que, em alguns casos, ultrapassam os 150 euros mensais. A partir do próximo mês de Abril, os munícipes têm à sua disposição quatro novos passes sociais: Navegante Metropolitano, Navegante Municipal, Navegante 12 e Navegante +65.

O Navegante Metropolitano é um passe com validade mensal que permite utilizar todos os serviços de transporte público regular de passageiros em todos os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, com o preço de 40 euros. Permite, por exemplo, viajar de Setúbal até Mafra utilizando qualquer operador do serviço público de transporte de passageiros com um único passe. 

O passe Navegante Municipal tem também validade mensal, custa 30 euros e permite utilizar todos os serviços de transporte público regular de passageiros dentro do limite geográfico de cada um dos 18 municípios que constituem a Área Metropolitana de Lisboa. 

O Navegante 12 é um passe gratuito para crianças até aos 12 anos de idade e é válido até ao último dia do mês em que a criança faz 13 anos. Pode ser utilizado em todos os serviços de transporte público regular de passageiros em todos os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa.

O Navegante +65 é um passe mensal fixo, destinado a maiores de 65 anos, reformados e pensionistas, cujos rendimentos mensais do agregado familiar forem de valor igual ou inferior ao salário mínimo nacional. Este passe é válido em todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os municípios da Área Metropolitana de Lisboa e tem o preço de 20 euros.

Está ainda prevista a criação de dois passes mensais familiares, o Navegante Metropolitano Família e o Navegante Municipal Família, que deverão entrar em vigor em Julho deste ano. Estes dois passes sociais vão permitir que todos os membros do mesmo agregado familiar, independentemente do seu número, possam usufruir dos mesmos serviços dos passes individuais correspondentes pagando no máximo o valor de dois passes. No caso do passe Navegante Metropolitano Família o preço será de 80 euros enquanto o Navegante Municipal Família custará 60 euros.

Oeiras é um dos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa que assinaram contratos com o Governo para a entrada em vigor, no próximo mês de Abril, de passes sociais únicos que podem ser utilizados em todas as empresas de serviço público de transporte regular de passageiros da Área Metropolitana de Lisboa em serviços de transporte dentro da Área Metropolitana.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.