Junta de Freguesia em Caxias tem Posto de Enfermagem

Caxias tem a funcionar nas instalações que substituíram o antigo mercado e foram sede da Junta de Freguesia, além da delegação da União de Freguesias de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias, um Posto de Enfermagem, que funciona de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h00, uma mercearia, um talho, um restaurante, um vidraceiro e uma loja dos CTT, nas salas destinadas à delegação da União de Freguesias, funciona o gabinete da presidente, uma secretaria, um serviço de desenvolvimento social, uma sala de formação, um salão para realização de reuniões públicas e uma sala destinada ao arquivo.

O Posto de Enfermagem e os CTT, refere a presidente da União de Freguesias, Madalena Castro, procuram viabilizar serviços de proximidade junto da população de Caxias, já que em termos de saúde e dos serviços disponibilizados pelos CTT, teriam que se deslocar, por exemplo, a Paço de Arcos e há dificuldade de transportes.

No que se refere ao Posto de Enfermagem, que foi aberto pelo presidente da Junta de Freguesia de Caxias em 2009, segundo a enfermeira Luzia Dias, responsável pelo posto, disponibiliza todos os serviços de enfermagem, como injeções, medições de Tensão Arterial, Glicémia, Colesterol, etc. colocação de pensos, suturas, massagens te- rapêuticas, aplicação de ligaduras elásticas, cuidados do pé diabético, drenagem linfática, enfermagem oftalmológica e otorrinológica, ou aplicação de algália.

Também é feito aconselhamento aos utentes e em situações que ojustifiquem é pedido o encaminhamento para o Centro de Saúde. A pouca utilização, que se verifica atualmente, do Centro de Enfermagem, na opinião da presidente da União de Freguesias, poderá ser consequência da falta de divulgação da sua existência junto da população, pelo que pretende fazer chegar essa informação às pessoas, para que este serviço, em que a
União de Freguesias investe e é gratuito para os utentes do SNS com isenção do pagamento de taxas moderadoras, continue a funcionar.

Nestas instalações, à segunda-feira e sexta-feira, das 9h00 às 17h30, Edmea Brigham, licenciada em Medicina Tradicional Chinesa, disponibiliza técnicas terapêuticas como, Acupuntura, Massagem, Ventosas, Terapia Miofacial ou Medicina Herbal.

A Câmara Municipal de Oeiras aprovou recentemente um apoio financeiro,no total de cinco euros para o funcionamento dos postos de enfermagem da Junta de Freguesia de Barcarena e da União das Freguesias de Oeiras e S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, sendo destinados ao posto de Caxias mil e 900 euros.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.