A Liga dos Bombeiros Portugueses promoveu, no dia 20 de Abril, um jantar no restaurante O Muchaxo, em Cascais, para assinalar o final do segundo curso de Liderança e Apoio ao Estado-Maior. O momento ficou marcado pela homenagem ao hoteleiro, António Muchaxo, pelo seu apoio constante e incansável aos bombeiros. No evento, para além dos participantes do referido curso, marcaram presença o Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, o seu Vice-presidente, Rui Rama da Silva, e a Comandante da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cascais (AHBVC), Cristina Santos.
No seu discurso, Rui Rama da Silva enalteceu a contribuição que António Muchaxo tem dado aos bombeiros, salientando o seu empenho na iniciativa “Praia Segura”, ao longo de praticamente 10 anos. “Durante o tempo em que vigorou este projeto, o Tony deu um enorme apoio logístico às equipas que se dirigiam até à Praia do Guincho – aos fins-de-semana e feriados – para fazer prevenção e socorro. Estamos a falar de uma equipa com uma ambulância – com dois tripulantes e um médico – e outra apetrechada com uma mota de água no areal, representando um total de 5 bombeiros.”. Por sua vez, o Presidente da Liga, António Nunes, salientou o auxílio que António Muchaxo tem prestado à Liga aquando da realização de eventos no concelho, e até eventos internacionais.
A homenagem com a medalha de agradecimento a António Muchaxo foi proposta pela AHBVC, tendo sido a Comandante do seu corpo de bombeiros, a responsável pela entrega da mesma.
António Muchaxo, falou dos bombeiros como seus “irmãos, pois dão de si sem pensar em si.”. O homenageado evidenciou a entrega dos bombeiros que, de forma altruísta, colocam as necessidades dos outros acima das suas. Nas suas palavras, tal atitude requer uma disposição inata para servir, para se doar, para estar sempre pronto para agir. “Eles são a linha de frente, seja no mar, em terra ou em qualquer lugar, estão sempre prontos para dar resposta em situações de emergência”, referiu.
No que respeita ao curso de Liderança e Apoio ao Estado-Maior, Rui Rama da Silva, esclareceu ao Correio da Linha que “a Liga dos Bombeiros Portugueses criou um Comando Nacional Operacional, que incorpora comandantes de todo o país, a quem é necessário dar apoio e formação. O curso visa dar ferramentas, aos comandantes para no teatro de operações de grandes emergências, conseguirem prestar auxílio de forma eficaz”. O Vice-presidente da Liga explicou ainda que a extinção da iniciativa “Praia Segura” – suportada financeiramente pela Liga, pela Câmara Municipal de Cascais, por António Muchaxo e por outros patrocinadores privados – se fica a dever às dificuldades em aceder ao local e à perda de apoio por parte daqueles patrocinadores. Além disso, “houve uma evolução no apoio concedido pela autarquia às Associações de Bombeiros, o que as permite prestar auxílio com maior prontidão”, clarifica.
Rui Rama da Silva aproveitou a ocasião para apelar à consciencialização das pessoas aquando das idas à praia fora da época balnear. “As alterações climáticas fazem com que os cidadãos procurem as praias cada vez mais cedo. O que acontece é que o mar, ao longo do ano, não é exatamente o mesmo. Felizmente, algumas praias de Cascais têm a nadadores-salvadores durante quase todo o ano e há também algumas informalidades que vão ajudando a colmatar o risco de afogamento, nomeadamente, aqui na Praia do Guincho, os surfistas. Mas as pessoas não se podem valer disso, colocando a vida de outros em risco, pelo que a ida ao mar nesta altura é altamente desaconselhada.”.
NOTA: Artigo escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico