‘Capítulo Perfeito’ regressa a Carcavelos para a décima edição

A praia de Carcavelos vai ser palco, pela sexta vez, das emoções proporcionadas pelo ‘Capítulo Perfeito’, um evento de surf, no qual são consagrados os melhores ‘tuberiders’ nacionais e estrangeiros. Esta é a décima edição da competição dedicada às ondas e aos tubos perfeitos, promovida por Rui Costa em colaboração com a Câmara Municipal de Cascais.

Como é habitual, o ‘Capítulo Perfeito’ decorrerá no melhor dia de ondas proporcionado pelo Inverno português, com um período de espera programado que começou no passado dia 9 de Janeiro e se prolonga até 9 de Março. Os surfistas participantes no evento serão notificados da data em que a prova será realizada com 72 horas de antecedência.

A edição de 2024 desta competição conta com os seguintes 11 surfistas convidados: Rob Machado (EUA), Nathan Florence (Havai), Balaram Stack (EUA), Michael February (África do Sul), Dylan Graves (Porto-Rico), Tiago Pires (Portugal), Nicolau Von Rupp (Portugal), Bruno Santos (Brasil), Aritz Aranburu (Espanha), William Alliotti (França) e Anthony Walsh (Austrália).

A estes 11 participantes juntaram-se mais quatro surfistas portugueses votados pelo público com base numa lista de 13 nomes propostos pela organização. Os eleitos pelos fãs foram: Pedro Boonman, Francisca Veselko, João Maria Mendonça e Salvador Vala, este último na categoria New Generation. Francisca Veselko vai ser a primeira mulher a competir no evento, marcando assim um momento histórico na prova. 

O último elemento a integrar o grupo de 16 participantes na competição, por ‘wild-card’, foi Tiago Stock, vencedor de uma prova de triagem promovida pela União de Freguesias de Carcavelos e Parede, realizada dia 10 de Janeiro, destinada a apurar um surfista local para fechar a lista de competidores que vão lutar pelo título de ‘rei dos tubos’ na décima edição do ‘Capítulo Perfeito’.

Uma das novidades da décima edição da prova é o aumento operado no prémio monetário, que subiu para 40 mil euros, a que se somam 7.500 euros em prémios de performance, entre os quais: Melhor Tubo – 2.500 euros; Maior Score – 2.000 euros; Maior Wipeout – 500 euros e o Prémio Ricardo dos Santos Atitude – 2.000 euros, entre outras compensações.

Recorde-se que a edição de 2023 do evento patrocinado pela Billabong, que também decorreu em Carcavelos, e que consagrou como vencedor o português Nicolau Von Rupp, registou uma audiência de mais de 63 milhões de pessoas, que assistiram a transmissões em directo, através da TV e Online, difundidas em 87 países distribuídos pelos cinco continentes.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.