O Clube do Mar Costa do Sol (CMCS), de Linda-a-Velha, no concelho de Oeiras, sagrou-se Campeão Nacional de Canoagem de Mar 2023, após a realização, no passado dia 9 de Setembro, da IV e última etapa do Campeonato Nacional desta modalidade, que decorreu entre a praia do Titan (Matosinhos) e a Marina de Vila do Conde (Porto).
Este é o primeiro título conquistado pelo clube oeirense desde a série de seis vitórias seguidas que o levou ao hexacampeonato, entre 2014 e 2019. De destacar que o CMCS é o clube com maior número de vitórias consecutivas alcançadas na prova, com um registo recorde de seis triunfos seguidos.
Além do título colectivo alcançado no final da IV etapa do Campeonato, que teve a extensão de 22,21 quilómetros, os canoístas do CMCS, uma associação desportiva, que promove o desporto náutico no concelho de Oeiras desde 1989, conquistaram também cinco medalhas: duas de ouro, uma de prata e duas de bronze.
A prestação dos canoístas do CMCS na última etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar 2023 terminou com duas embarcações a sagrarem-se campeãs nacionais, três embarcações vice-campeãs nacionais e duas embarcações a finalizarem a prova posicionadas no terceiro lugar do pódio.
CANOÍSTAS EM DESTAQUE
Tal como já tinha acontecido nas demais etapas do Campeonato, Sara Sotero voltou a derrotar a concorrência na prova realizada entre Matosinhos e Vila do Conde, conquistando a medalha de ouro no derradeiro confronto e o título de Campeã Nacional de Mar 2023 em SS1 Sénior Feminino.
Afonso Gaspar e André Sancho revelaram, mais uma vez, porque foram a dupla sensação do campeonato, obtendo mais uma vitória consistente e a respectiva medalha de ouro. Ao ficarem empatados com outra embarcação na classificação geral, e devido ao critério de desempate definido pela Federação Portuguesa de Canoagem, acabaram o campeonato na segunda posição, sagrando-se vice-campeões em SS2 Júnior Masculino.
Novamente segundo classificado numa etapa, João Alves da Silva conseguiu a medalha de prata e tornou-se vice-campeão em SS1 Júnior Masculino, subindo uma posição no ranking face à classificação final obtida no Campeonato da época passada.
Igualmente em destaque, esteve Francisco Dias, Campeão Nacional de Mar Júnior 2022, que foi terceiro nesta IV etapa, muito próximo dos dois primeiros, tendo conquistado igualmente o terceiro lugar da classificação geral do Campeonato, naquele que foi o seu primeiro ano enquanto Sénior.
Também Sénior, João Santos completou a prova nortenha na quarta posição, terminando o Campeonato no segundo lugar, sagrando-se Vice-campeão Nacional de Mar 2023, na categoria de SS1 Sénior Masculino. Por sua vez, Anderson Silva, a competir na categoria V1 absoluto, foi terceiro na etapa e levou para casa a medalha de bronze.
DIRIGENTE NÃO ESCONDE O ORGULHO
No momento da consagração, Vanina Chantal, Presidente da Direcção do CMCS, não escondeu a satisfação: “O orgulho na conquista do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar 2023 é muito grande, e demonstra que a resiliência, o foco, a determinação, a persistência, o trabalho consistente e a dedicação ao mar dos nossos atletas e enquadramento técnico dos treinadores são realmente factores fundamentais que fizeram a diferença neste Campeonato e que nos permitiram alcançar o grande objectivo definido no início da época: reconquistar o Campeonato Nacional de Canoagem de Mar 2023. Agora é recuperar de todo o esforço e focar logo de seguida já em 2024, para alcançarmos o Bi-campeonato”.
A IV e última etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar 2023, que decorreu no Norte do País, mais concretamente no distrito do Porto, seguiu-se a outras três provas realizadas na Ilha Terceira (Açores), Lagoa (Algarve) e Vila Nova de Milfontes (Alentejo).