A Exposintra, um importante certame realizado entre os dias 19 e 21 de Maio, na Terrugem, promovido pela Associação Empresarial de Sintra (AESintra), reuniu dezenas de empresas do concelho no Salão PetroSintra, com o objectivo de dar visibilidade aos negócios locais e possibilitar a oportunidade de os empresários fazerem ‘networking’ e desenvolverem novas oportunidades de negócio.
Além de ter cumprido, mais uma vez, o propósito de aproximar empresas e empresários que desenvolvem as suas actividades no território do concelho de Sintra, o evento serviu também para a AESintra assinalar o seu 80.º aniversário, entregar diplomas de 25 e 50 anos a vários associados, homenagear empresários beneméritos e distinguir funcionários ao serviço da associação.
Entre as várias personalidades que passaram pelo recinto durante os três dias que durou a ExpoSintra, destacam-se, entre outros, o presidente da Câmara Municipal, Basílio Horta, o recém-eleito presidente da Confederação Empresarial de Portugal, Armindo Monteiro, o presidente da AE Sintra, Joaquim Viegas Simão, e o presidente da União de Freguesias de S. João das Lampas e Terrugem, Guilherme Ponce Leão.
Durante os festejos do 80.º aniversário da associação que representa o tecido empresarial sintrense foram entregues diplomas a assinalar 25 e 50 anos de associado a várias empresas, entre as quais a Galucho, SA, de São João das Lampas, fundada em 1920 e especializada no desenvolvimento de soluções eficientes para as suas três áreas de negócio: Agricultura, Equipamentos de Transporte e Ambiente.
O certame organizado pela AE Sintra serviu ainda para reconhecer publicamente o trabalho desenvolvido por empresários beneméritos do concelho, através da entrega de diplomas e placas. Os três contemplados na edição deste ano foram as empresas MAFEP-Segurança Contra Incêndios, a Funerária Quintino & Morais e a PetroSintra. Estas duas últimas empresas foram representadas, respectivamente, por José Morais e José Patrão Santos.
“HISTÓRIA DE PROXIMIDADE COM EMPRESAS E EMPRESÁRIOS”
Por ocasião da celebração do 80.º aniversário da AE Sintra, Joaquim Viegas Simão referiu-se ao percurso da associação como sendo “uma história de proximidade com empresas e empresários“, construída ao longo de oito décadas com o propósito bem delineado de “servir melhor os associados”. O presidente da associação aproveitou ainda a oportunidade para anunciar novas iniciativas.
Nesse sentido, o representante do tecido empresarial sintrense deu conta do estabelecimento de novas parcerias, destinadas a ampliar a rede de vantagens para os sócios, e do desenvolvimento de uma nova dinâmica na projeção da marca ‘made in Sintra’. Foi anunciado também o lançamento, em breve, de uma nova publicação intitulada ‘AES Revista Empresarial’, que vai substituir o actual jornal da associação.
Fundada em 1943, a AE Sintra representa, actualmente, mais de quatro mil empresas de todos os sectores de actividade, sendo que a maioria tem a sua sede localizada, ou está representada por estabelecimentos, no concelho de Sintra. A associação tem vindo a ser responsável por várias iniciativas de sucesso, nomeadamente o desenvolvimento de projectos de incentivo à inovação, promoção do Turismo local e apoio a pequenas empresas.