Fermodel: A paixão pelo Modelismo Ferroviário

Há quem os considere comboios de brincar. De facto, têm marcado muitas infâncias. Contudo, são muito mais do que isso, são também um ‘hobby’ (passatempo) levado muito a sério por aqueles que nutrem uma paixão especial pelos caminhos-de-ferro. É isso que fazem os sócios da Fermodel, uma associação dedicada ao Modelismo Ferroviário, que conta com cerca de 30 entusiastas dedicados, apostados em manter bem viva esta forma de revisitar memórias de um meio de transporte que sempre conquistou uma vasta legião de fiéis admiradores.

Criada oficialmente em 1 de Julho de 2017, sob a denominação de ‘Grupo de Amigos Praticantes do Modelismo Ferroviário’, a jovem associação, actualmente sediada em Carcavelos, em instalações cedidas pela União das Freguesias de Carcavelos e Parede (UFCP), dedica-se a divulgar a sua actividade através da promoção de eventos e exposições realizadas um pouco por todo o País. Mantém também uma mostra permanente, que pode ser visitada sob marcação, na sua sede na Quinta de São Miguel das Encostas.

Uma das mais populares iniciativas promovidas pela Fermodel decorreu em Outubro passado, quando a associação realizou aquela que foi considerada a sua maior exposição de sempre, patente ao público no Pavilhão Desportivo do Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos. O evento, que se prolongou durante dois dias, recebeu a visita de milhares de pessoas e deixou boas expectativas para o futuro. Entretanto, a Fermodel tem vindo a colaborar também com a CP e o Museu Nacional Ferroviário do Entroncamento.

O jornal ‘O Correio da Linha’ esteve à conversa com a direcção do Grupo de Amigos Praticantes do Modelismo Ferroviário, para recolher informação sobre esta associação e dar a conhecer aos leitores os seus objectivos, bem como as iniciativas e eventos que estão a ser planeados para os próximos meses.

Jornal ‘O Correio da Linha’ (CL) – A Fermodel prepara-se para festejar este ano o seu sexto aniversário. Como tem decorrido o percurso realizado até agora?

Fermodel – A evolução da Fermodel desde a fundação, em Julho de 2017, tem corrido da melhor forma e no âmbito dos objectivos deste grupo de amigos, hoje transformado em associação.

Durante o período da COVID-19, em que as restrições à realização de eventos públicos estiveram activas, aproveitámos para reforçar e apostar na presença da Fermodel nas redes sociais, nomeadamente na Webpage, Facebook, Instagram, Twitter e no nosso canal oficial no YouTube.

Ao nível interno, foi adoptado um novo modelo de gestão, mais profissional e adequado às circunstâncias, de forma a fazer face aos novos e exigentes desafios em termos de organização e planeamento, passando a Fermodel a contar com novos órgãos sociais que incluem uma Direcção, Mesa da Assembleia-Geral e Conselho Fiscal.

CL – O que levou um grupo de amigos a apostar num projecto idealizado para dinamizar, de forma activa, o Modelismo Ferroviário em Portugal?

Fermodel – O grupo de amigos que hoje constitui a associação Fermodel tem um ‘hobby’ comum: os comboios eléctricos em miniatura e a vontade de evoluir. Foi isso que levou este grupo de amigos a juntar-se e a partilhar experiências, conhecimentos e técnicas de forma a crescer a nível individual enquanto membros da associação, partilhando este ‘hobby’ com o público em geral e preparando melhor a Fermodel para novos desafios.

Essas valências e conhecimentos técnicos resultam da actividade profissional que cada membro desenvolve e também da sua experiência de vida, o que traz grande valor acrescentado ao grupo.

CL – O que mudou na dinâmica da Fermodel o facto de ter assinado com a União das Freguesias de Carcavelos e Parede (UFCP) um protocolo de cedência de instalações para o grupo em São Miguel das Encostas, Carcavelos?

Fermodel – A cedência das instalações onde hoje se situa a sede da Fermodel por parte da UFCP é um marco incontornável e decisivo na evolução da Associação. Pela primeira vez, passámos a dispor de um espaço onde temos a nossa maquete em exposição e em permanente evolução, assim como um local de convívio e de partilha das variadíssimas técnicas e disciplina necessárias para a evolução deste ‘hobby’, permitindo em simultâneo receber visitas de entidades, amigos ou, simplesmente, de interessados.

MAIOR EVENTO DE SEMPRE

CL – Em Outubro passado, a Fermodel realizou uma exposição de Modelismo Ferroviário no Pavilhão Desportivo do Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos, considerada a maior mostra de sempre da associação. O que representou este evento?

Fermodel – Esse evento foi o maior até agora organizado pela Fermodel, que contou com o apoio incondicional da UFCP. Durante os dois dias do evento, a exposição foi visitada por mais de 6.000 pessoas, facto que nos enche a todos de orgulho, satisfação e vontade de aumentar a fasquia para as próximas edições.

Contámos também com a presença e participação de outros grupos de modelistas, lojas, comerciantes, fabricantes de material português e ainda de instituições como a CP e o Museu Nacional Ferroviário.

CL – Quantas pessoas estiveram envolvidas na preparação desta exposição? Quanto tempo levou a montar?

Fermodel – O grupo Fermodel conta actualmente com 31 elementos, que participaram activamente na preparação e apresentação deste evento na medida dos seus conhecimentos nas distintas áreas que são necessárias para a realização de uma exposição deste tipo e dimensão.

A montagem da exposição exigiu um grande esforço por parte de todos os membros do grupo tendo ficado concluída e testada ao fim de cerca 12 horas, após exaustivos testes de circulação.

CL – Qual o comprimento da linha montada? Quantas peças estiveram expostas?

Fermodel – Foi apresentado um ‘layout’ de 87 metros de comprimento, em via dupla, pelo que as composições tinham que percorrer 174 metros para efectuar uma volta completa ao circuito.

Durante o evento, circularam três dezenas de locomotivas e mais de seis dezenas de vagões, sendo de referir que circulavam constantemente cerca de oito composições comandadas por seis operadores. Por vezes, circulavam adicionalmente, e simultaneamente, dois a três comboios especiais conduzidos cada um pelo seu maquinista.

CL – A Fermodel tem alguma exposição permanente montada na sua sede, que possa ser visitada?

Fermodel – Habitualmente, a sede da Fermodel tem uma exposição de módulos permanentemente montados, com cerca de 31 metros, que pode ser visitada aos sábados mediante marcação prévia, uma vez que é necessário levar o material circulante (locomotivas, vagões, carruagens, central station, etc.) e preparar tudo com antecedência de forma a podermos proporcionar uma visita agradável, que vá ao encontro das expectativas de todos os que pretendam visitar o nosso espaço.

CL – A Fermodel aceita novos sócios? O que deve fazer um entusiasta do Modelismo Ferroviário para poder colaborar com a associação?

Fermodel – A admissão de novos elementos no grupo carece sempre de aprovação em Assembleia-Geral nos termos dos estatutos actualmente em vigor. Para tal, os interessados devem contactar a Fermodel através do formulário disponível na nossa página na internet (https://fermodel.pt/contactos), manifestando esse interesse, após o que se segue uma avaliação e análise da candidatura para posterior apresentação e votação em Assembleia-Geral.

De notar que a Fermodel é um grupo de amigos, mas é também, e sobretudo, um grupo de trabalho, pelo que todos os que manifestem interesse e sejam aceites no grupo deverão estar conscientes de que têm de contribuir activamente e assumir o compromisso de participar, ajudar e projectar a Fermodel.

REFERÊNCIA NACIONAL NO MODELISMO FERROVIÁRIO

CL – De que apoios dispõe a Fermodel para desenvolver a sua actividade?

Fermodel – A Fermodel, para além de contar com o apoio da UFCP, conta também com o apoio da loja Comboios Eléctricos (Oeiras), bem como do representante da Märklin Portugal. Foram estabelecidas adicionalmente parcerias com outras lojas e/ou fabricantes de material português, de forma a proporcionar vantagens comerciais aos membros do grupo, e, simultaneamente, apoiar, divulgar e dar visibilidade ao empreendedorismo nacional.

No entanto, é graças ao esforço, dedicação, entrega e compromisso de todos os membros que a Fermodel é hoje uma referência nacional incontornável conhecida pelo seu dinamismo, resiliência e empreendedorismo.

CL – A Fermodel tem alguma colaboração com a CP – Comboios de Portugal?

Fermodel – Neste momento, a CP colabora com a Fermodel participando nos eventos por nós organizados.

CL – Há alguma ligação com o Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, ou com outras instituições ligadas à História dos Caminhos-de-Ferro em Portugal?

Fermodel – Em Dezembro de 2021, teve início a parceria, ainda que em termos informais, entre a Fermodel e o MNF de forma a preparar e organizar o primeiro evento no MNF no Entroncamento, que teve por ocasião do Dia Mundial da Criança, de 3 a 5 de Junho de 2022. Conforme foi reconhecido por todos os organizadores, visitantes, participantes e imprensa especializada, este evento foi um enorme sucesso.

Estamos em condições de informar que, fruto desta parceria, já estamos a trabalhar com o MNF na organização do evento deste ano, que vai decorrer nos dias 2 e 3 de Junho.

CL – A Fermodel trabalha apenas com base em composições ferroviárias portuguesas, ou também faz representações de comboios de outros países?

Fermodel – A maquete da Fermodel baseia-se no sistema Märklin, em corrente alterna (AC), e utiliza o sistema de três carris, tal como define o prestigiado fabricante alemão de comboios eléctricos em minatura Märklin.

Embora a maioria dos membros da Fermodel possua comboios/composições de diversas origens e geografias, apresentamos também composições portuguesas nos nossos eventos, que são propriedade dos nossos membros.

Também os cenários variam de acordo com o módulo desenvolvido por cada membro, valendo o ‘layout’ que apresentamos ao público pela sua diversidade e variedade de ambientes, épocas, geografias e paisagens.

CL – O Caminho-de-Ferro em Portugal assinala este ano 167 anos de existência. Quais são os factos mais destacados da História dos Comboios em Portugal que a Fermodel já abordou nos eventos que tem vindo a realizar, ou que pretenda vir a abordar?

Fermodel – A comemoração do aniversário dos Caminhos-de-Ferro em Portugal não é da responsabilidade da Fermodel, mas sim da respectiva tutela e/ou entidades competentes para o efeito. No entanto, a Fermodel está sempre disponível para se associar, abraçar e participar neste tipo de eventos, assim como em novos desafios que visem dar visibilidade a efeméridas ligadas à História da Ferrovia em Portugal.

UMA PAIXÃO PARTILHADA ENTRE AMIGOS

CL – Quais as representações, em termos de Modelismo Ferroviário, que a Fermodel já realizou?

Fermodel – A Fermodel, dedicando-se ao Modelismo Ferroviário em geral, com cada um dos associados a desenvolver o seu próprio módulo de acordo com o seu interesse pessoal, não possui por isso qualquer módulo representando um local ou cena específica a que corresponda um cenário na realidade.

A única excepção é um módulo que contém uma réplica à escala do edifício sede da Märklin, em Göppingen, o qual valeu um elogio e um pequeno prémio entregue por um alto representante da empresa aquando da sua visita a um evento por nós organizado.

Regra geral, a diversidade e criatividade ficam ao critério de cada membro da Associação, e esse é seguramente um dos factores de sucesso dos nossos eventos, pela variedade de cenários e ambientes apresentados ao público, que valoriza bastante essa multiplicidade.

CL – Qual foi a representação mais difícil de executar? E a que maior curiosidade suscitou junto do público?

Fermodel – Cada evento organizado pela Fermodel tem a sua especificidade e as suas características próprias. Eventos fora da zona de Lisboa apresentam enormes desafios de coordenação, gestão e de logística, e exigem dos membros da Fermodel um esforço e uma dedicação suplementares que nunca têm faltado.

Como referimos antes, cada associado desenvolve os seus próprios módulos num determinado ambiente, época ou paisagem, que apresentam desafios distintos de acordo com o nível de detalhe, complexidade, nível de automação e/ou efeitos existentes nos respectivos módulos.

É um facto a salientar ao longo dos vários eventos organizados pela Fermodel que o público em geral se sente particularmente atraído por detalhes com movimento, luzes, sons de locomotivas, o fumo gerado pelas locomotivas quando em movimento, entrada e saída de composições de grandes estações e ainda parques de manobras onde é possível observar locomotivas a movimentar e classificar diversos tipos de vagões e carruagens.

CL – A Fermodel desenvolve alguma colaboração especial com as escolas do concelho de Cascais?

Fermodel – A parceria/relação com os agrupamentos de escolas é algo que está previsto, mas será sempre em articulação e colaboração com a UFCP. Esteve suspensa devido à COVID-19, mas existem agora condições para podermos pensar na melhor forma de pôr em prática esta parceria.

É importante notar que nos eventos que organizamos são apresentados trabalhos dos vários agrupamentos de escolas, sendo os melhores trabalhos distinguidos, facto que torna os eventos Fermodel muito populares e participativos pelo facto de envolverem e contarem com o empenho dos alunos e apoio dos professores.

CL – O Modelismo Ferroviário é um ‘hobby’ ou uma paixão?

Fermodel – Trata-se realmente de um ‘hobby’ e de uma paixão. Nem sabemos bem como classificar, na medida em que habitualmente é algo que vem da nossa infância. O facto de estarmos integrados num grupo de amigos com a mesma paixão leva a que a mesma atinja patamares que individualmente nunca teríamos a oportunidade de vivenciar.

Esta é a verdadeira essência da Fermodel: amizade, bem-estar, espírito de partilha de conhecimentos e entreajuda entre todos os seus membros.

CL – Existe algum projecto que possa passar pela criação de um Museu dedicado ao Modelismo Ferroviário?

Fermodel – Trata-se de um projecto complexo e que envolve múltiplas entidades, para o qual são necessários apoios. Embora não passe ainda de uma ideia já discutida entre nós, de uma forma muito informal, seria certamente uma grande mais-valia, não só para todos os que se dedicam ao Modelismo Ferroviário, mas também uma contribuição importante para conferir visibilidade acrescida a este ‘hobby’ e ajudar a dar visibilidade aos Caminhos-de-Ferro em Portugal.

CL – Projectos para o futuro, incluindo outras exposições em preparação?

Fermodel – Temos previsto organizar vários eventos ao longo de 2023 e contamos estar também presentes em mais três eventos organizados por outros grupos congéneres de Modelismo.

Podemos destacar desde já a segunda edição do evento MiniMo’2023, nos dias 3 e 4 de Junho, uma iniciativa conjunta do MNF e da Fermodel que vai decorrer no Entroncamento, e o grande evento anual Fermodel, que vai ter lugar dias 14 e 15 de Outubro no Pavilhão dos Lombos, em Carcavelos, com o apoio da Junta de Freguesia.

De referir, que em 2018, aquando da visita de uma delegação da Fermodel à sede da Märklin em Göppingen, fomos convidados para participar na 38.ª edição do IMA e 13.º Marklin Days, agendados para 17/19 de Setembro de 2021, projecto infelizmente cancelado devido à COVID-19.

Em 2021, organizámos visitas ao Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, e à Casa-Estúdio Carlos Relvas na Golegã, assim como uma viagem de comboio Entroncamento-Badajoz-Entroncamento na famosa automotora Allan, com o propósito não apenas de viajar, mas também de oferecer aos nossos membros e familiares agradáveis momentos de boa-disposição e são convívio.

A Fermodel é conhecida pelo seu dinamismo, empreendedorismo e resiliência e queremos continuar a alimentar e elevar essa expectativa de forma a dar maior visibilidade a este ‘hobby’ que este grupo de amigos e entusiastas de comboios eléctricos abraça e tem prazer em partilhar.

Autor: Luís Curado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.