Confraria da Cerveja entroniza novos confrades em Cascais

A Confraria da Cerveja realizou a sua XVIII Cerimónia de Entronização, um evento que decorreu no passado dia 29 de Setembro na Cidadela de Cascais, que reuniu perto de 200 Confrades da Cerveja. Destes, cerca de 45 convidados foram entronizados como novos Confrades em três categorias: Confrades Mestre (Colaboradores das Cervejeiras), Confrades de Honra (Personalidades/Líderes de Opinião) e Confrades Protectores (Parceiros do Sector Cervejeiro Português).

Por Cascais ter sido a região que acolheu a cerimónia, Carlos Carreiras, Presidente do Município, foi uma das personalidades entronizadas, a par de outras figuras, como Francisco Pedro Balsemão (CEO do grupo Impresa), João Duque (Professor catedrático em Finanças e Economia do ISEG), João Pedro Oliveira e Costa (CEO do Banco BPI), Gil Azevedo (Director Executivo da Startup Lisboa) e Bernardo Corrêa de Barros (Presidente do Turismo de Cascais.

Foram ainda entronizados novos confrades ligados aos cereais e ao lúpulo em Portugal, entre os quais o produtor de lúpulo António Rodrigues, que viajou desde Bragança para receber o galardão de Confrade Protector. Após o evento, os Confrades juntaram-se e brindaram à cerveja no centro da vila, em frente do edifício sede da Câmara Municipal de Cascais.

SÉCULOS DE HISTÓRIA

Com a realização desta XVIII cerimónia de entronização em Cascais, dedicada ao tema ‘Cerveja e Saúde’, a Confraria da Cerveja passou a contar com cerca de 700 embaixadores. Na cerimónia de entronização, os Confrades assumiram o compromisso de contribuir para a divulgação, prestígio e dignificação da cerveja, em linha com a missão da Confraria de promover, divulgar e comemorar os benefícios da bebida nas suas múltiplas vertentes.

Com séculos de história e tradição, a cerveja tem um papel irrefutável na cultura portuguesa. Segundo realçou Rui Lopes Ferreira, Grão-Mestre da Confraria: “sentimo-la na nossa sociedade e economia, sustenta negócios de várias dimensões, refresca o nosso Turismo, ergue-se na Cultura, na Música, no Desporto e, acima de tudo, alimenta os nossos convívios. Toda esta dinâmica sobressai das mais de 100 cervejeiras e microcervejeiras espalhadas pelos 18 distritos de Portugal Continental e regiões autónomas, o que demonstra bem a capilaridade do consumo cultural e moderado de cerveja.”

Fazem parte da lista de pessoas já entronizadas pela Confraria da Cerveja: António Costa, Rui Rio, Carlos Moedas, Alberto João Jardim, Roberto Carneiro, Sónia Araújo, Dom Duarte Pio de Bragança, Paula Lobo Antunes, Sílvia Rizzo, Luís Represas, César Mourão, Cláudia Jacques, Carlos do Carmo, Júlio Isidro, Clara de Sousa, Luís de Matos, Simone de Oliveira, Mafalda Arnauth, Margarida Pinto Correia, Sobrinho Simões, Luís Marques Mendes, Nuno Rogeiro, Nuno Gomes, Vitor Baía, Joana Schenker, Guilherme Geirinhas, Nic Von Rupp, Diogo Batáguas e Ricardo Guedes, entre outros.

Criada em Abril de 2003, a Confraria da Cerveja (www.confrariadacerveja.pt) é uma entidade sem fins lucrativos que promove a paixão pela Cerveja em Portugal, entronizando anualmente Colaboradores das Cervejeiras (Confrades Mestres), Personalidades/Líderes de Opinião (Confrades de Honra) e Parceiros do Sector Cervejeiro Português (Confrades Protetores).

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.