Presidente da República inaugura exposição no Rio de Janeiro

Durante a sua mais recente visita oficial ao Brasil, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou no passado dia 2 de Julho, no Palácio de São Clemente, Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, a exposição colectiva de pintura ‘Oceano – Mar é Vida’, com curadoria de Conceição Vieira Coelho.

Integrada num extenso programa cultural no âmbito da ‘Expedição Lusitânia’, que celebra o centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul protagonizada por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, esta exposição contou com o patrocínio da Estoril Sol Casinos (ESC) Online, sendo organizada pela Associação David Melgueiro, em parceria com a Associação Nacional de Cruzeiros.

A curadora Conceição Vieira Coelho convidou Marcelo Rebelo de Sousa e a Embaixadora Gabriela de Albergaria, Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, para a acompanharem numa visita guiada à exposição colectiva, cuja inauguração contou com a presença de mais de uma centena de convidados.

Posteriormente, o Presidente da República ofereceu uma recepção em homenagem à Comunidade Portuguesa residente no Brasil, durante a qual destacou “os laços que unem os compatriotas dos dois lados do Atlântico”. A ‘Expedição Lusitânia’ ofereceu também à Marinha do Brasil uma obra representativa de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, pintada em suporte de pedra, da autoria do artista plástico Luís Vieira-Baptista.

Durante a visita oficial que fez ao Brasil, Marcelo Rebelo de Sousa deslocou-se à Orla Prefeito Luiz Paulo Conde, no Rio de Janeiro, para iniciar a sessão comemorativa do centenário da primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, descerrando uma placa em homenagem a Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

No âmbito da ‘Expedição Lusitânia’, a exposição ‘Oceano – Mar é Vida’ esteve já patente ao público em diversos espaços culturais, nomeadamente no Museu da Marinha, em Lisboa, e no Centro Cultural do Mindelo, na Ilha de São Vicente, em Cabo Verde.

 

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.