Sintra aposta na reciclagem e valorização de máscaras e têxteis

A Câmara Municipal de Sintra (CMS) lançou um projecto de reciclagem e valorização de máscaras e têxteis, com o objectivo de combater o desperdício, o descarte e consequente poluição que produzem, promovendo simultaneamente a valorização e transformação destes materiais.

O projecto conduzido pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra, desenvolvido em parceria com o Município e a Universidade do Minho, procura responder ao problema do descarte de milhões de máscaras resultante da pandemia, fomentando a sua transformação em novos produtos.

“No início da pandemia pouco se pensava sobre a reutilização das máscaras, mas passaram dois anos e o Mundo depara-se agora com outra questão: o que fazer com tantas máscaras e equipamentos de protecção? Como as vamos tratar? Encontrámos neste projecto essa resposta”, sublinhou o presidente da CMS, Basílio Horta.

“Além de ser um projecto de sensibilização ambiental, é também um projecto de participação cívica”, destacou o autarca na apresentação do projecto, que irá envolver, numa primeira fase, a União das Freguesias de Agualva-Mira Sintra, Freguesias de Algueirão-Mem Martins e de Rio de Mouro e União das Freguesias de Sintra.

No âmbito desta medida ambiental, serão recolhidas máscaras cirúrgicas e comunitárias, bem como resíduos têxteis, nas várias instalações dos SMAS de Sintra e da Autarquia, e ainda das juntas de freguesia, estabelecimentos de ensino do 2.º e 3.º Ciclos e Secundário e de algumas Instituições Particulares de Solidariedade Social.

O Projecto de Reciclagem e Valorização de Máscaras e Têxteis servirá, ainda, para a definição da actuação municipal a desenvolver no âmbito da implementação/execução da Estratégia de Intervenção na Gestão e Recolha Selectiva de Têxteis, tendo em conta a obrigatoriedade de recolha selectiva de têxteis até 2025.

Pretende-se deste modo reduzir a deposição em aterro ou encaminhamento para incineração dos materiais em causa, promovendo simultaneamente o aumento dos níveis de reciclagem. A sensibilização da comunidade para o consumo consciente de vestuário e a aposta na Economia Circular são outros dos objectivos do projecto.

 

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.