Afonso Gaspar: “Sonho conquistar uma medalha olímpica”

Afonso Pereira da Cruz Pinto Gaspar é um jovem e promissor desportista, de 15 anos, que tem vindo a dar que falar na Canoagem nacional. Recentemente, voltou a dar nas vistas ao alcançar dois lugares no pódio em provas disputadas no âmbito de uma importante competição internacional, a Regata Olympic Hopes, que decorreu entre 10 e 12 de Setembro em Racice, na República Checa.

O canoísta oeirense, que representa o Clube do Mar Costa do Sol (CMCS), sediado em Caxias, participou nas provas de K1 1000m, K1 500m, K1 200m, K4 500m e K4 200m, tendo conquistado dois lugares no pódio, mais concretamente a primeira posição na distância de K1 500m (1’46.362) e um terceiro posto em K1 200m (39.178), correspondentes a medalhas de ouro e bronze, respectivamente.

De referir que esta foi a primeira vez que Afonso Gaspar participou numa competição internacional, e logo com um registo de excelentes prestações, sendo que conseguiu assegurar igualmente presenças em mais três finais disputadas em Racice, nas quais obteve dois quintos lugares, em K1 1.000m e K4 500m, e uma oitava posição, em K4 200m, provando as suas aspirações na modalidade.

“O Afonso é um grande atleta com enormes qualidades desportivas e pessoais. Estas conquistas são mais que merecidas por todo o seu empenho, perseverança, sentido de compromisso e respeito. Estamos por isso muito orgulhosos”, comentou Vanina Marcelino, Presidente da Direção do CMCS, a propósito das prestações protagonizadas pelo jovem atleta do clube oeirense.

O jornal ‘O Correio da Linha’ foi conhecer melhor quem é este canoísta, que promete alcançar mais vitórias numa modalidade em que Portugal tem registado alguns feitos significativos, como sejam as medalhas de prata (K2 1.000m / Emanuel Silva e Fernando Pimenta) e bronze (K1 1.000m / Fernando Pimenta) conquistadas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e Tóquio 2020, respectivamente.

Jornal ‘O Correio da Linha’ (CL) – Como surgiuesta paixão pela Canoagem? Desde quando se dedica a este desporto?

Afonso Gaspar (AG) – Eu entrei na Canoagemhá cerca de seis anos. Fui pela mão do meu pai e quando entrei não sabia da existência deste desporto. Com o tempo fui começando a gostar.

CL – Quais os atletas que mais o inspiram em Portugal e no estrangeiro?

AG – Em Portugal os atletas que me inspiramsão: o Fernando Pimenta, pois ele consegue óptimos resultados e a sua força mental é invejável; o Kevin Santos, que também tem bons resultados e é bastante forte; e a Sara Sotero, que treina no meu clube e ajudou a desenvolver a minha carreira, e que também tem uma óptima carreira. No estrangeiro, sou um grande fã do Tom Libsher, pois uso a sua táctica para fazer as provas.

 

“JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS SÃO UM GRANDE OBJECTIVO”

CL – Aos 15 anos, o Afonso tem já um palmarés invejável. Até onde sonha chegar? Qual é a sua maior aspiração no âmbito da Canoagem?

AG – O meu grande sonho é poder vir a conquistar, pelo menos, uma medalha olímpica.

CL – Na Escola, qual é a sua área de estudos? É difícil conciliar os treinos com os estudos? Quantas horas treina diariamente?

AG – Eu segui Ciências Socioeconómicas e não acho difícil conciliar os estudos com os treinos, porque tenho um horário bastante agradável. Treino cerca de uma ou duas horas por dia.

CL – Onde costuma treinar? Quem é o seu treinador?

AG – Costumo treinar em Alcântara, na Doca do Espanhol. Sou acompanhado pelo treinador Henrique Marcelino.

CL – Os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, são um objectivo? Quais os planos desportivos, competições em que planeia participar, em termos mais imediatos?

AG – Sim, os Jogos Olímpicos de Paris são um grande objectivo para o qual estou a trabalhar. Pretendo participar em todas as competições nacionais, e em 2022 ir outra vez aos Olympic Hopes, em 2023 ir ao Mundial de Juniores e Sub-23, e em 2024 ir aos Jogos Olímpicos de Paris.

Foto: Paulo Rodrigues

CL – Foi difícil manter o plano de treinos durante a crise sanitária causada pela pandemia COVID-19?

AG – Foi difícil manter o plano de treinos porque estivemos algum tempo sem acesso às instalações do clube. No entanto, conseguimos manter treinos regulares em casa. Numa segunda fase já tínhamos autorização para treinar, o que deu para recuperar o ritmo perdido.

CL – Sendo ainda um jovem, mas já com um vasto currículo na modalidade, que mensagem gostaria de transmitir aos atletas mais jovens que estão agora a dar os primeiros passos na Canoagem?

AG – Gostaria de dizer para aproveitarem e desfrutarem deste desporto, e se tiverem algum objectivo em mente, esforcem-se ao máximo para o atingir.

CL – A Canoagem é uma modalidade que pode continuar a dar medalhas a Portugal nas competições internacionais, lado a lado com o Atletismo, que tem obtido um maior número de vitórias e bons resultados?

AG – A Canoagem nos últimos tempos tem trazido muitas medalhas e títulos para Portugal. Acredito que irá continuar assim, uma vez que acho que existem boas promessas.

CL – Na sua opinião, quais as principais qualidades que um canoísta deve ter para poder alcançar resultados de topo?

AG – Um canoísta de topo, além de coordenação e técnica, tem que ser forte fisicamente, deve ter uma mente de ferro e uma enorme força de vontade para alcançar a todo o custo os seus objectivos.

CL – Desde quando é atleta do Clube do Mar Costa do Sol?

AG – Desde que entrei para a Canoagem, ou seja, há cerca de seis anos.

CL – Qual a medalha que mais gostou de conquistar?

AG – A medalha que mais gostei de conquistar foi a de ouro conseguida agora nos Olympic Hopes, na República Checa.

CL – Tem na família outros exemplos de desportistas?

AG – Sim, a minha mãe foi federada em Voleibol e o meu pai praticou vários desportos ao longo da sua vida.

Foto: Paulo Rodrigues

“A CANOAGEM É UM DESPORTO MUITO PROMISSOR EM PORTUGAL”

CL – Como vê o futuro da Canoagem em Portugal?

AG – Embora sem grande visibilidade, acho que a Canoagem é um desporto muito promissor em Portugal, que tem boas condições para criar grandes atletas.

CL – Faltam apoios para a Canoagem poder chegar mais longe, ou os que existem são suficientes?

AG – Sim, faltam apoios, principalmente para jovens como eu, que ainda se encontram em percurso de alto rendimento, tanto a nível escolar como desportivo.

CL – O que sentiu ao ganhar estas duas medalhas (ouro e bronze) na Regata Internacional Olympic Hopes?

AG – Não sei descrever. Quando acabou, foi uma mistura de emoções muito grande. Foi muito bom.

CL – No conjunto das competições nacionais e internacionais em que participou ao longo da sua carreira, quantas medalhas já conquistou?

AG – Já conquistei 32 medalhas.

CL – Qual a sua próxima meta, em termos de resultados pessoais? Em que distâncias vai apostar mais nos próximos tempos?

AG – Eu vou trabalhar para alcançar mais vitórias. Ainda está tudo por definir. Como tenho obtido bons resultados em todas as distâncias, e sendo eu ainda novo, é cedo para procurar uma especialização. Conto conseguir trabalhar todas as distâncias enquanto for possível.

TÍTULOS DE CAMPEÃO NACIONAL

Afonso Gaspar conta com várias conquistas importantes no seu currículo. Em Julho de 2020, sagrou-se Campeão Nacional de Esperanças, ao vencer o Campeonato Nacional da categoria, na disciplina de velocidade, K1 Infantis Masculinos, que decorreu na Pista do Centro Náutico de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.

Ainda no ano passado, em Agosto, no Campeonato Nacional de Regatas em Linha, disputado novamente na pista de Montemor-o-Novo, o canoísta oeirense voltou a vencer em K1 Infantis 500m e 1.000m, sagrando-se campeão nacional na categoria de Velocidade nestas duas distâncias.

Apenas um mês depois, em Setembro, o atleta do Clube do Mar Costa do Sol voltou a subir ao lugar mais alto do pódio como detentor do título de campeão nacional em K1 Infantis Masculinos, desta vez no Campeonato Nacional de Fundo, que decorreu também na pista de Montemor-o-Novo.

Após estas e várias outras vitórias nos escalões mais jovens da modalidade, este ano, ao alcançar a idade de 15 anos, em Maio, Afonso Gaspar ascendeu ao escalão de Cadetes (15-16 anos), a que se seguirá, dentro de dois anos, a categoria de Juniores (17-18 anos), passando depois para o escalão Senior (19-34 anos).

Já integrado no escalão de Cadetes, este ano, em Julho, o canoísta oeirense sagrou-se vice-campeão nacional de velocidade no Campeonato de Regatas em Linha nas distâncias de K1 500m e K1 1.000m, deixando boas perspectivas, que viriam a confirmar-se com as medalhas de ouro e bronze conquistadas em Setembro na República Checa.

Autor: Luís Curado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.