Jardim Romântico de Sintra vai nascer no Vale da Raposa

A Câmara Municipal de Sintra (CMS) deu início, no passado dia 16 de Novembro, à construção de um novo espaço verde no Vale da Raposa, num local onde existia antigamente uma lixeira. Trata-se de um Jardim Romântico que vai nascer bem no centro histórico da vila. O início da empreitada ficou marcado também pela assinatura do auto de consignação, no valor de 588 mil euros.

A Empreitada de Estabilização e Consolidação do Vale da Raposa dará lugar ao Jardim Romântico de Sintra e será realizada em três etapas. De acordo com informação divulgada pela CMS, a aquisição pela autarquia sintrense da propriedade onde vai ser construído o novo espaço verde foi aprovada, por unanimidade, durante uma reunião do executivo realizada no final de Setembro.

Segundo a mesma fonte, o terreno em questão, designado por ‘Terra da Mina’, estava na posse de uma empresa espanhola e encontrava-se “há muito tempo abandonado”, transmitindo uma “má imagem de Sintra”, pelo que era “fundamental a sua recuperação”. A intenção de adquirir o imóvel para ali construir um jardim tinha sido manifestada pelo presidente da autarquia, Basílio Horta, em Junho do ano passado.

O autarca tem vindo a defender que a criação do Jardim Romântico de Sintra “vai gerar uma nova área de lazer e contemplação para os munícipes e visitantes, e um novo espaço no panorama cultural e paisagístico de Sintra”, classificada como Paisagem Cultural da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1995.

“Queremos que seja atractivo viver em Sintra, aumentando a oferta de espaços verdes e de lazer que contribuam para uma significativa melhoria da qualidade de vida de quem aqui vive e trabalha”, sublinhou o presidente da autarquia sintrense aquando do lançamento das obras para tornar realidade a criação deste novo espaço verde na vila, que deverá abrir portas no final do primeiro semestre de 2021.

ESPAÇO IDÍLICO NO PANORAMA CULTURAL E PAISAGÍSTICO

A primeira fase dos trabalhos que agora começaram terá um prazo de execução de oito meses e centra-se essencialmente ao nível das infraestruturas, com o objectivo de criar condições de segurança e acessibilidade ao futuro jardim, através da estabilização das estruturas, recuperação dos caminhos e criação de uma rede de esgotos domésticos e pluviais.

Os trabalhos de desmonte, remoção e desmatação serão realizados de forma a possibilitar a aplicação futura dos materiais a manter e a valorizar, nomeadamente estruturas existentes, de que fazem parte: o caminho principal, muros e muretes, escadas, diversos tanques, poço, cisterna (mina subterrânea), caleiras (sistema interno e externo), anexo sob a Correnteza e espécies vegetais, entre outros.

O projecto preliminar do Jardim Romântico de Sintra previa a criação de duas grandes áreas verdes, designadas por Jardim Contemplativo e Jardim Dinâmico, dotadas de várias infraestruturas de apoio, nomeadamente uma cafetaria. Após a conclusão do projecto, este resultará, nas palavras de Basílio Horta, em “mais um espaço idílico no panorama cultural e paisagístico de Sintra”.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.