Empresa Águas do Tejo Atlântico assinala Dia Mundial do Saneamento

Comemora-se na próxima quinta-feira (19 Novembro) o Dia Mundial do Saneamento ‘World Toilet Day’. Neste contexto, a empresa Águas do Tejo Atlântico promove um conjunto de iniciativas destinadas a assinalar a data com um especial enfoque nos comportamentos das pessoas em relação ao saneamento, área de actividade da empresa.

De sublinhar que o Dia Mundial do Saneamento foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da resolução 67/291 de 23 de Julho de 2013, celebrando-se anualmente a 19 de Novembro. Esta resolução reflecte uma preocupação humanitária pela defesa dos direitos do indivíduo, nomeadamente no acesso ao saneamento. A carência de serviços de água e saneamento é uma ameaça à saúde, à erradicação da pobreza e ao desenvolvimento económico e social.

A empresa Águas do Tejo Atlântico comemora esta importante data, directamente associada à sua actividade, através de várias acções que promovem a adopção de boas práticas ambientais por forma a melhorar a ‘relação’ das pessoas com as sanitas, relembrando que estas não são locais onde se deve colocar lixo para o bem das redes de saneamento e para a eficácia do serviço ‘invisível’ prestado pelas ‘Fábricas de Água’.

A empresa lançou um suporte (pendurante) de comunicação para portas de WC, com o objectivo de contribuir para difundir a mensagem ’Para onde não devem ir…’ cabelos, cotonetes, pensos, tampões, toalhetes, preservativos, pensos rápidos, ligaduras, beatas, pastilhas elásticas, plásticos, medicamentos, máscaras, luvas descartáveis, óleos alimentares usados e restos de comida, entre outros. A mensagem a ter em conta é: Não utilize a sanita como caixote de lixo!

Na primeira fase desta iniciativa, foram produzidos cerca de 100 mil suportes de portas que serão distribuídos através de vários meios, nomeadamente nos respectivos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) e Serviços Municipais dos 23 municípios servidos pelo sistema gerido pela Águas do Tejo Atlântico, bem como, através da EPAL que se associou à Águas do Tejo Atlântico nesta iniciativa.  

DESAFIO NAS REDES SOCIAIS

Paralelamente, é lançado esta quinta-feira (19 Novembro) um desafio nas redes sociais da empresa, para quem queira solicitar directamente o referido suporte e quem queira partilhar (partilha de foto) a sua colocação na porta da casa-de-balho de sua casa, ou onde melhor considerar a sua colocação. A empresa sublinha no desafio lançado que “a atitude social e o comportamento de cada indivíduo são essências para a melhoria das condições ambientais e um contributo para o desenvolvimento das cidades verdes”.

No âmbito das cidades verdes, recorda-se que Lisboa é a Capital Verde Europeia. Assim, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, é lançada também a campanha informativa ‘Já se perguntou o que acontece quando carrega neste botão?’ que, tal como os suportes das portas, visa alertar para a questão os resíduos colocados indevidamente na sanita e ainda relembrar as pessoas sobre a importância dos serviços de tratamento da água usada em casa, um trabalho complexo, realizado 24/24 horas, essencial à saúde pública e ao ambiente. 

Esta campanha específica começa no  dia 25 de Novembro na rede de Mupis da Câmara Municipal de Lisboa e nos Tomis, podendo ser vista em 55 pontos das cidade e também nas redes sociais.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.