Portugal esteve representado por uma equipa do Colégio Marista de Carcavelos na 31.ª final da Junior Achievement (JA) Europe Company of the Year Competition, um concurso internacional que visa estimular o empreendedorismo entre os jovens estudantes, que decorreu entre os dias 22 e 24 de Julho.
Formada por cinco alunas de Economia do 12.º ano (Beatriz Leite, Carolina Corga, Maria Coelho, Mariana Lopes e Maria Sousa), orientadas pela professora da disciplina Glória Reino, a equipa portuguesa apresentou um projecto intitulado ‘Eco Bags’ baseado em sacos biodegradáveis destinados a recolher os dejectos dos cães.
A final da competição, que coube a Portugal organizar este ano, contou com a participação de 40 equipas provenientes de 39 países, num total de 179 alunos do ensino secundário com idades entre os 15 e os 17 anos, aos quais foi apresentado o desafio de criarem uma miniempresa de sucesso ou inventarem um produto inovador.
O primeiro lugar da JA Europe Company of the Year Competition, evento que registou este ano a participação de mais de seis mil alunos, foi conquistado por uma equipa da Dinamarca (Bubbles), seguida na segunda posição por uma formação de Israel (Sigma), enquanto o terceiro posto foi assegurado por um grupo de alunos da Turquia (Tensopathy).
Esta mesma equipa turca recebeu igualmente o Prémio de Inovação Social da Fundação Ageas Agir com Coração, sendo que a aquipa israelita ganhou também oPrémio SONAE de Enterpreneurship, enquanto uma formação da Eslováquia (REN) levou para casa o Prémio de Enterpreneurship Verde da Innovation at EDP.
Foram ainda entregues prémios atribuídos com base numa escolha realizada entre o público que assistiu ao evento, através de uma votação que decorreu na Internet, cujos vencedores foram os representantes da Bulgária (Kaliopa), no primeiro lugar, Israel (Sigma), na segunda posição, e Sérvia (Sixth Sense), no terceiro posto do pódio.
Participaram no evento, apresentado por Catarina Furtado e transmitido em directo por ‘streaming’ no Youtube, Facebook e no site da organização, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o CEO da JA Europe, Salvatore Nigro, entre outras individualidades.
Fundada em 1919 nos EUA, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização educativa mundial, sem fins lucrativos, dedicada à formação de jovens em empreendedorismo com o objectivo de os preparar para uma economia global. A JA está presente em 121 países, entre os quais Portugal, e os seus programas abrangem anualmente mais de 10 milhões de jovens.