José Miranda tomou posse como o novo comandante da corporação de Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora (Oeiras), sucedendo no cargo a Jorge Vicente, agora nos quadros de honra, que se despediu das funções até agora exercidas com “um sentimento de missão cumprida”.
A cerimónia da tomada de posse, que decorreu no passado dia 14 de Julho, foi presidida por Inigo Pereira, presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ), que no discurso de encerramento da sessão enalteceu o trabalho desenvolvido por Jorge Vicente durante várias décadas ao serviço da corporação e da associação humanitária.
Em relação ao novo comandante, o autarca relembrou uma amizade entre os dois que remonta aos tempos de juventude, destacando as capacidades de liderança do novo líder da corporação, que na sua intervenção realçou o “legado enorme” herdado de Jorge Vicente.
“Vamos cumprir e bem a nossa missão, para que nada falte a quem pede o nosso apoio”, sublinhou José Miranda durante a cerimónia da sua tomada de posse, que serviu também para a entrega de medalhas de assiduidade e de serviços distintos a vários elementos da corporação.
José Miranda entrou para os Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora há quase 27 anos, sendo adjunto de comando desde Dezembro de 2009. Exerce ainda o cargo de formador desde 2000, nomeadamente Formação Teórica e Prática dos Cursos de Instrução Inicial de Bombeiro e Progressão na Carreira de Bombeiro.
Criado em 5 de Julho de 1891, o Corpo de Bombeiros, na altura designado Corpo de Voluntários Salvação Pública, teve como fundador o Comandante Júlio Alexandre Silva. A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora assinalou recentemente o 129.º aniversário da corporação.