Hospital CUF Sintra retoma actividade clínica

O Hospital CUF Sintra, cuja actividade foi significativamente afectada devido aos planos de contingência que os hospitais particulares tiveram de implementar com o propósito de preparar estas unidades para participarem na luta contra a pandemia COVID-19, retomou já serviços médicos que tinham sido desmarcados e/ou adiados, nomeadamente consultas, exames e cirurgias considerados não urgentes. Esta retoma de actos médicos está a ser acompanhada por medidas de protecção reforçadas para aumentar a segurança de utentes e colaboradores.

“A unidade hospitalar tem procurado, desde o primeiro momento, conciliar a contenção da pandemia de COVID-19 com a necessidade de continuar a servir a população, garantindo a segurança de doentes e colaboradores”, refere o grupo José de Mello Saúde em comunicado, assinalando que “foi nesse sentido que, em Março, quando o objectivo primordial era contribuir para a redução drástica da propagação do novo coronavírus, o Hospital CUF Sintra recomendou a todos os clientes que limitassem a marcação de actos médicos a situações urgentes e importantes”. 

Durante o período em que vigorou o plano de contingência que limitou os serviços médicos prestados na unidade hospitalar, em complemento, foi disponibilizado aos utentes um serviço de teleconsulta abrangendo várias especialidades, de forma a assegurar a continuidade dos cuidados de saúde aos doentes habitualmente seguidos no hospital e evitar deslocações desnecessárias, nos casos em que a situação clínica o permitia. Agora, o Hospital CUF Sintra retomou a actividade presencial programada, mantendo ainda a actividade de teleconsulta.

ACAUTELAR CUIDADOS DE SAÚDE GERAIS

Na actual fase de desconfinamento social gradual que o País atravessa, e com o abrandamento do estado de emergência para estado de calamidade, o grupo responsável pela gestão da unidade hospitalar instalada no concelho de Sintra sublinha que a decisão de retomar os serviços médicos foi tomada no “contexto actual”, com a consciência da “necessidade de acautelar cuidados de saúde gerais e transversais à população”, de acordo com a “mensagem que tem vindo igualmente a ser transmitida pelas autoridades de saúde“. 

“Esta retoma da prestação de cuidados de saúde à população de Sintra obedece a um conjunto de medidas implementadas, que são fundamentais para a segurança, higiene e protecção de quem necessita de cuidados de saúde. Ao entrarem no Hospital CUF Sintra, clientes e colaboradores são submetidos a um rastreio de medição de temperatura e à identificação de sintomas respiratórios”, sublinha o grupo José de Mello Saúde, acrescentando que “é, ainda, fornecida uma máscara de protecção individual e disponibilizado gel desinfetante”.

As medidas de protecção reforçadas que foram implementadas com o objectivo de aumentar a segurança dos utentes e colaboradores do Hospital CUF Sintra não se ficam por aqui, conforme adianta o comunicado distribuído aos órgãos de comunicação social. “Por forma a assegurar o adequado distanciamento social, os espaços das recepções e salas de espera estão reorganizados e os tempos de duração de consultas e exames foram alargados para melhor gestão do fluxo de pessoas”, destaca o grupo José de Mello Saúde. 

Inaugurado em Junho de 2019, o Hospital CUF Sintra está equipado com modernos meios tecnológicos que asseguram a realização de inúmeros exames de diagnóstico, bem como a prestação de um leque variado de tratamentos, e conta com uma vasta equipa de profissionais de saúde disponíveis em praticamente todas as especialidades médicas e cirúrgicas. Esta unidade hospitalar instalada na Avenida Raul Solnado, Sintra, dispõe também de um novo parque de estacionamento, com capacidade para cerca de 300 lugares.

Autor: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.